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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO FLÁVIO MACIEL DE SOUZA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO FLÁVIO MACIEL DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 11/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

O PROGRAMA MAIS PAIC NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM REDENÇÃO / CEARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Programa MaisPaic. Práticas de Alfabetização e Letramento. Educação Infantil. 
Formação Docente.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O reconhecimento da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica no sistema de ensino
do nosso país tem se apresentado como espaço fecundo para o debate sobre a educação das crianças como
direito, além de, ser marcada historicamente por avanços e retrocessos. A partir da legislação brasileira,
que normatiza a Educação Infantil, torna-se importante pensar sobre o espaço que ela tem ocupado
atualmente no discurso legal, que aponta como prioridade nas políticas públicas o desenvolvimento
integral das crianças e nos sucessivos recuos pragmáticos decorrentes do pensamento neoliberal que
reduzem essa etapa a um espaço de prontidão para o ingresso no Ensino Fundamental. Nesse contexto,
as avaliações externas, que tem se intensificando nos processos de ensino, geram preocupações a
gestores, secretarias de educação e professores que buscam antecipar o processo de alfabetização e
letramento, em um contexto marcado por estratégias pedagógicas mecânicas, nas quais os exercícios
preparatórios, vazios de significados, marcam ações pedagógicas. Desse modo, as ações lúdicas voltadas
para a leitura e escrita inserem as crianças no universo alfabetizador, de maneira que elas possam aprender
as letras, palavras, sílabas de um modo contextualizado, respeitando o seu ritmo, tendo em vista que antes
mesmo de chegar a escola, elas estabelecem interações com a leitura e escrita nas suas vivências. Esse
contexto descrito tem se apresentando como desafio, no que tange à inserção ou não, de atividades

vinculadas ao universo alfabetizador nessa primeira etapa da educação básica. As questões político-
pedagógicas acima mencionadas, que vem historicamente se repetindo nos contextos da Educação

Infantil, se intensificam mais, quando começamos a pensar no lugar dessas discussões na formação de
professores e nas suas ações cotidianas em sala de aula, sobretudo em função do MAIS PAIC, política
educacional fortemente desenvolvida no estado do Ceará - Brasil. Diante do exposto, esse trabalho tem
como objeto de investigação o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil e parte da
seguinte indagação: Como as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de
Educação Infantil de Redenção / Ceará são afetadas pelo Programa Mais Paic? A partir desta indagação foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa ação-colaborativa, com o

objetivo de compreender o modo como Programa Mais Paic afeta as práticas de alfabetização e
letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará. As estratégias de
aproximação com a realidade a serem desenvolvidas são estudo exploratório, levantamento e análise
documental e construção dos portfólios reflexivos, como potencialidade pedagógica de intepretação das
ações desenvolvidas pelas professoras. Foram utilizados como referenciais teóricos Freire (1998, 2011)
Kramer (2007), Rosemberg (2012), para contextualizar a Educação Infantil; Soares (2004, 2019, 2020),
Ferreiro (2011), Brandão e Leal (2011) entre outros, para refletir sobre as aproximações das crianças a
língua escrita, que se dá nos contextos de Alfabetização e letramento; Alarcão (2011), Pimenta (2006),
Ghedin (2005, 2009) discutindo elementos relacionados a formação do professor reflexivo. Os primeiros
resultados apontam para a importância do contato da criança com o universo alfabetador já na Educação
Infantil, superando, contudo, o movimento de reprodução de práticas pedagógicas tradicionais,
mecânicas e descontextualizadas. Um olhar reflexivo sobre a formação e a prática docente é um caminho
para superação de interpretações equivocadas sobre os o universo alfabetizador na Educação Infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo ao Programa - 2353910 - LUCILENE REZENDE ALCANFOR
Notícia cadastrada em: 17/05/2021 15:58
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