Análise do desenvolvimento sequencial da produção escrita infantil: construção de um caderno digital de critérios para avaliação da competência nos discentes dos anos iniciais.
Avaliação da aprendizagem. Sequência evolutiva da escrita. Critérios avaliativos.
No cenário das pesquisas desenvolvidas sobre a escrita infantil destacam-se três principais
discussões: a primeira, são as pesquisas que versam sobre as práticas avaliativas na
alfabetização, a segunda, refere-se a influência das avaliações externas nas práticas de ensino e
avaliação na alfabetização, e por fim, a terceira, está relacionada com as pesquisas sobre o
desenvolvimento de instrumentos avaliativos para a escrita e a leitura. Diante do contexto
encontrado, algumas problemáticas foram aguçadas: Como se mostra o processo de avaliação
da sequência evolutiva da escrita infantil nos anos iniciais do ensino fundamental? É possível
perceber o ciclo avaliativo cumprindo nessas avaliações? Os critérios de avaliação são
anteriormente elaborados? Os mesmos mostram-se coerentes e relacionam-se com as hipóteses
infantis no que concerne à escrita alfabética? As habilidades delimitadas na BNCC
relacionam-se com este processo de avaliação e critérios? É possível por meio da meta-
avaliação contribuir com essa avaliação no sentido de potencializar caminhos para a
construção de critérios? Desta forma, objetivamos analisar o processo de avaliação da
sequência evolutiva da escrita infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto,
especificamente, pretende-se: levantar por intermédio do Estado da Arte as pesquisas que
tratam da avaliação da escrita; apresentar histórica e conceitualmente as categorias em
análises: escrita e avaliação; estabelecer uma associação entre as habilidades descritas na
BNCC com os critérios de avaliação da escrita; mapear os critérios de avaliação da escrita
utilizados; investigar se os critérios de avaliação utilizados são condizentes com as hipóteses
infantis a respeito do funcionamento do sistema de escrita alfabética. A fim de atender à
elaboração de um produto educacional alinhado a todo o percurso dessa pesquisa,
estabelecemos como objetivo o desenvolvimento de um caderno digital com critérios para
conduzir a avaliação da escrita infantil. O caminho metodológico adotado centra-se na
perspectiva qualitativa de pesquisa. Quanto aos seus fins, são de ordem descritiva e
exploratória, como tipologia da pesquisa, utilizou, inicialmente, o Estado da Arte, a pesquisa
bibliográfica e a pesquisa documental. Pretende-se ainda, para fins de realizar a pesquisa em
campo, utilizar os estudos meta-avaliativos para coleta dos dados empíricos. Os dados serão
analisados sobre a concepção da psicogênese, utilizando a autora brasileira Magda Soares
(2020).