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Banca de QUALIFICAÇÃO: BIATRIZ DE SOUZA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIATRIZ DE SOUZA MONTEIRO
DATA: 28/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online – Google Meet
TÍTULO:

Análise do desenvolvimento sequencial da produção escrita infantil: construção de um caderno digital de critérios para avaliação da competência nos discentes dos anos iniciais.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da aprendizagem. Sequência evolutiva da escrita. Critérios avaliativos.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

No cenário das pesquisas desenvolvidas sobre a escrita infantil destacam-se três principais
discussões: a primeira, são as pesquisas que versam sobre as práticas avaliativas na
alfabetização, a segunda, refere-se a influência das avaliações externas nas práticas de ensino e
avaliação na alfabetização, e por fim, a terceira, está relacionada com as pesquisas sobre o
desenvolvimento de instrumentos avaliativos para a escrita e a leitura. Diante do contexto
encontrado, algumas problemáticas foram aguçadas: Como se mostra o processo de avaliação
da sequência evolutiva da escrita infantil nos anos iniciais do ensino fundamental? É possível
perceber o ciclo avaliativo cumprindo nessas avaliações? Os critérios de avaliação são
anteriormente elaborados? Os mesmos mostram-se coerentes e relacionam-se com as hipóteses
infantis no que concerne à escrita alfabética? As habilidades delimitadas na BNCC
relacionam-se com este processo de avaliação e critérios?  É possível por meio da meta-
avaliação contribuir com essa avaliação no sentido de potencializar caminhos para a
construção de critérios? Desta forma, objetivamos analisar o processo de avaliação da
sequência evolutiva da escrita infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto,
especificamente, pretende-se: levantar por intermédio do Estado da Arte as pesquisas que
tratam da avaliação da escrita; apresentar histórica e conceitualmente as categorias em
análises: escrita e avaliação; estabelecer uma associação entre as habilidades descritas na
BNCC com os critérios de avaliação da escrita; mapear os critérios de avaliação da escrita
utilizados; investigar se os critérios de avaliação utilizados são condizentes com as hipóteses
infantis a respeito do funcionamento do sistema de escrita alfabética. A fim de atender à
elaboração de um produto educacional alinhado a todo o percurso dessa pesquisa,
estabelecemos como objetivo o desenvolvimento de um caderno digital com critérios para
conduzir a avaliação da escrita infantil. O caminho metodológico adotado centra-se na

perspectiva qualitativa de pesquisa. Quanto aos seus fins, são de ordem descritiva e
exploratória, como tipologia da pesquisa, utilizou, inicialmente, o Estado da Arte, a pesquisa
bibliográfica e a pesquisa documental. Pretende-se ainda, para fins de realizar a pesquisa em
campo, utilizar os estudos meta-avaliativos para coleta dos dados empíricos. Os dados serão
analisados sobre a concepção da psicogênese, utilizando a autora brasileira Magda Soares
(2020).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO - UFC
Presidente - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - UFC
Externo à Instituição - JOYCE CARNEIRO DE OLIVEIRA - IFCE
Interno - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 06/05/2021 11:32
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