A Formação Continuada no Município de Fortaleza: um estudo com professores alfabetizadores.
Políticas de Formação. Professores alfabetizadores. Letramento
A formação de professores no Brasil tem sido alvo de estudos e apontada com escassez de
investimentos, principalmente em relação à formação de docentes alfabetizadores. Pesquisas
têm destacado defasagem de qualificação para atuação profissional crítico-reflexiva no
contexto brasileiro. Nessa perspectiva, tendo em vista a carência de políticas formativas para
os professores alfabetizadores, a Secretaria de Educação de Fortaleza, tem disponibilizado
cursos de formação continuada aos docentes do 1o e 2o anos do Ensino Fundamental da rede
pública de ensino sob a justificativa do baixo nível de proficiência estudantil conforme atestado
no sistema de avaliação estadual. Diante desta problemática, objetivou-se compreender as
contribuições e os desafios da Formação de Professores Alfabetizadores do município de
Fortaleza. Para tanto, priorizou-se o percurso metodológico de abordagem qualitativa e o
método estudo de caso, a partir da utilização de entrevista semiestruturada e análise
documental. Os dados levantados serão analisados à luz dos teóricos que abordam a formação
continuada e as concepções de alfabetização e letramento. Os resultados preliminares apontam
necessidades de fortalecimento da política de formação continuada dos professores
alfabetizadores, no sentido de favorecer a prática reflexiva docente em atendimento às
especificidades do processo de alfabetização e letramento. Precisa-se concluir se a formação
ofertada pelo município de Fortaleza se constitui como espaço formativo reflexivo capaz de
atender às questões relacionadas às práticas alfabetizadoras para que os professores
alfabetizadores avancem com o letramento para a melhoria dos níveis de proficiência estudantil
nos processos de ensino.