Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNI JOSÉ ROCHA SOMBRA

DISCENTE: GIOVANNI JOSÉ ROCHA SOMBRA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Sala virtual

Os impactos das avaliações diaqnósticas da Secretaria Municipal  de Educação de Fortaleza no SPAECE e sobre a vida escolar de ex-estudantes do 5° ano da Escola Municipal João Saraiva Leão.

SPAECE; ADR’S; Impactos das Avaliações na vida dos/as estudantes.

ÁREA: Educação

Ao longo dos últimos anos, os sistemas de avaliação educacional têm sido ferramentas utilizadas com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos/as alunos/as no processo de ensino e aprendizagem.  A partir de tal prerrogativa, vários estados e municípios passaram a implantar programas que possibilitem avaliar a aprendizagem de seus/as discentes. No Ceará, temos o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE), criado em 1992, e em Fortaleza foi desenvolvido o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF), criado em 2010. No caso específico do SAEF, são realizadas as Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR’s). Frente ao processo de Avaliação de desempenho dos/as discentes no processo de ensino e aprendizagem, é que essa dissertação tem os seguintes objetivos : - Identificar os impactos que as Avaliações Diagnósticas de Rede da Secretaria Municipal de Fortaleza (SAEF) exercem sobre o SPAECE nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, nas turmas de quintos anos da Escola Municipal João Saraiva Leão. E de outro, mas de forma paralela, apontar os impactos que o SPAECE tem gerado na vida de seus ex-estudantes, da escola em questão, hoje cursando o Ensino Fundamental II. Importante, também ressaltar que a escolha desta temática está relacionada com nossa trajetória acadêmica e profissional ao longo do nosso processo de formação. Uma vez que sou professor, atualmente, gestor da Escola Municipal João Saraiva Leão. A realização desse estudo se justifica pela necessidade de se conhecer os caminhos percorridos, saber como vêm ocorrendo as intervenções realizadas pelos/as professores/as após os resultados dos testes, bem como a partir de análises dos gráficos dispostos após as inserções dos dados no sistema disponibilizados pela Rede Municipal de Ensino, nos apropriarmos dos erros e acertos dos alunos, dos descritores que eles tiveram mais dificuldades e, a partir daí, traçarmos novas estratégias que minorem as dificuldades apresentadas e supram a lacuna para que o/a discente possa apreender os conhecimentos não consolidados. Atualmente, a Escola Municipal João Saraiva Leão tem conseguido atingir os níveis de proficiência desejável em Português e Matemática, de modo que cabe as seguintes indagações: As Avaliações Diagnósticas de Rede (SAEF) têm contribuído para o alcance das metas planejadas? Como a escola está trabalhando com os resultados das ADR’S? Que intervenções estão sendo tomadas diante de resultados não satisfatórios? Dessa forma, acreditamos que essa investigação de cunho científico poderá contribuir com a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, bem como contemplar todo o corpo docente das Escolas Municipais, uma vez que discutirá os impactos do SPAECE e das ADR’S na vida de nossos/as discentes. A base legal que norteia os eixos centrais deste projeto, são: a formação do/a docente, as concepções didáticas e pedagógicas, a importância de referendar as orientações curriculares e avaliativas como imprescindíveis no fazer pedagógico para compreender a materialidade dos sujeitos nas políticas educacionais vigentes na perspectiva da construção de uma educação equânime e democrática. Tais eixos serão discutidos à luz dos teóricos indicados na base teórica preliminar deste projeto, conforme se segue: Freire (1987), Pimenta; Ghedin (2002) Costa (2003); Sacristán (2000); Saul (2015); Luckesi (2011); Hoffmann (2001),Vianna (2003), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que será construído um diálogo, por meio de entrevistas, junto aos sujeitos investigados sobre os impactos das ADR’s evidenciando as discussões relevantes a fim de entendermos e interpretarmos vivências e experiências do objeto em estudo.

Externo à Instituição - ALANNA OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO - IFCE
Presidente - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Interno - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 28/04/2021 10:38