Banca de QUALIFICAÇÃO: GERALDO VICENTE DA SILVA

DISCENTE: GERALDO VICENTE DA SILVA
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Sala virtual

Avaliação em Ação: por uma avaliação educacional a serviço da aprendizagem.

Avaliação para a aprendizagem. Concepção docente. Ensino Fundamental. Anos Finais. Avaliação educacional

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

A prática da avaliação educacional tem sido um dos temas cada vez mais recorrente nas pesquisas educacionais, sendo entendida como um dos principais elementos dos processos de ensino e aprendizagem e ainda uma das responsáveis por possibilitar mudanças da práxis docente. Estas mudanças têm sido cada vez mais presentes nos processos de ensino nas salas de aula do Brasil atualmente. Contudo, não da forma como autores e pesquisas recentes comprovam serem necessárias – considerando e articulando as modalidades e dimensões da avaliação para a aprendizagem. Neste sentido, o objetivo geral do presente estudo é elaborar material – Produto Educacional - que contribua para a formação continuada dos professores das escolas públicas municipais de Arez/RN na área da avaliação para a aprendizagem escolar. Para este fim, serão realizados estudos para identificar as principais concepções dos professores do ensino fundamental anos finais sobre o objeto de estudo e, para tanto, no campo metodológico adotar-se-á a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental para o embasamento teórico e exploração do tema. As técnicas selecionadas para a coleta de informações e dados são a aplicação de questionários, a narrativa de formação e a análise de diferentes documentos legais e materiais escolares como registros de alunos e professores que permitam identificar as concepções e as práticas de formação do docente. Para a discussão e análise das informações coletadas, os fundamentos teóricos desta pesquisa estão alicerçados no método da Análise do Conteúdo. E, neste mesmo sentido, o referencial teórico utilizado neste percurso de estudo para tratar acerca da avaliação da e para a aprendizagem, dentro da avaliação educacional escolar, baseia-se nas contribuições de autores como Gomes (2006); Bittencourt (2007); Perrenoud (2007); Esteban e Afonso (2010); Luckesi (2011, 2018); Libâneo (2012); Freitas (2014); Fernandes (2009); Villas Boas (2019); Fernandes (2014, 2020); Silva e Moreira (2020); Félix e Souza (2020); Souza (2020); entre outros. Assim, o presente trabalho traz uma introdução sobre a contextualização e organização deste, a metodologia inicial, fundamentação teórica e as premissas do produto técnico e tecnológico do presente trabalho de pesquisa.

Externo à Instituição - ANA PAULO DE MEDEIROS RIBEIRO - UFC
Externo à Instituição - CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES - UFRJ
Presidente - 370.636.853-68 - EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA - UFC
Interno - 1280871 - SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA