Professores em formação em contexto no município de Fortaleza: limites e possibilidades
Formação continuada, formação em contexto, prática docente, práxis.
A pesquisa encontra-se em andamento no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e
Formação Docente – PPGEF em associação pela Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e o Instituto Federal do Ceará – IFCE, vincula-se à linha
de pesquisa em Ensino e Formação e nessa conjuntura os esforços investigativos convergiram
para a questão norteadora: Quais os limites e as possibilidades da formação em contexto na
concepção de professores que atuam na rede Municipal de Fortaleza/CE? Sob essa ótica, o
estudo tem como objetivo analisar as concepções dos professores que atuam na rede Municipal
de Fortaleza sobre os limites e as possibilidades da formação em contexto. Para tanto, optamos
pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória, do tipo estudo de caso, que usará uma
entrevista semiestruturada com 10 professores efetivos que atuam nos Anos Iniciais (1º
ao 5º ano), em uma escola pública municipal, localizada no município de Fortaleza-CE, sendo 2
professores lotados em cada ano. Enfim, espera-se que o estudo possa inspirar novos ciclos de
pesquisa com vistas a contribuir com os processos de formação continuada de professores da
rede municipal de Fortaleza, no fomento a novas práticas, novas formas de refletir, de ver e de
fazer a educação. Além disso, que possa instigar condições de políticas institucionalizadas
para a melhoria da educação brasileira.