FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
Formação Continuada de Professores. Altas Habilidades/Superdotação. Cartilha Educacional.
Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) possuem características peculiares, que
exigem dos educadores um olhar diferenciado, atento para realizar a identificação, assim como
o devido acompanhamento pedagógico, tendo como referências suas necessidades,
características, habilidades, interesses, preferências, ritmos e estilos de aprendizagem.
Considerando-se que nas escolas podem existir esses alunos, compreendemos que os professores
necessitam de formações que possibilitem a identificação, a atuação e a orientação às famílias.
Ademais, percebemos a precariedade existente na formação docente no campo da Educação
Inclusiva, sobretudo em AH/SD. Dessa forma, pensamos na implementação de uma Cartilha
Educacional com orientações para formação continuada de professores para o trabalho com
alunos com AH/SD, aplicável ao público docente. Logo, esta pesquisa objetiva investigar o
estado da arte da formação continuada de professores na seara da educação de AH/SD, com
especial interesse na estrutura, conteúdo, formato e metodologias formativas existentes em
materiais educacionais na modalidade de e-books e cartilhas educacionais que versem sobre o
assunto. E, dessa forma, estabelecer um diagnóstico sobre o panorama atual relacionados à
formação continuada de professores para o trabalho com alunos com altas habilidades/
superdotação que estão presentes em artigos e demais trabalhos científicos, principalmente
repositórios de pesquisa como SciELO e BDTD, compreendidas entre o intervalo de tempo de
2015 a 2019; mapear os assuntos/conteúdos relacionados à formação continuada de professores
para o trabalho com alunos com AH/SD; propor a implementação de uma Cartilha Educacional
com orientações para formação continuada de professores para o trabalho com alunos com
AH/SD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, do tipo
bibliográfica, empenhando-se na busca de soluções de problemas na seara formativa de
professores no campo das AH/SD. Como resultado, almeja-se oportunizar a formação
continuada aos professores, por meio de uma Cartilha Educacional, bem como contribuir para a
melhoria da qualidade do ensino e do acompanhamento pedagógico de alunos AH/SD, através
do aperfeiçoamento da qualidade formativa de professores no campo.