A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS: INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS E CONFLITOS
Formação docente. Práxis docente. Centro Cearense de Idiomas. Língua
Inglesa.
Esta pesquisa é direcionada pela perspectiva da formação continuada dos professores de língua
estrangeira do Centro Cearense de Idiomas com o objetivo de compreender interações,
convergências e conflitos presentes no desenvolvimento da Formação Continuada dos
Professores de Língua Inglesa do Centro Cearense de Idiomas de Maracanaú. Pretende-se assim
analisar as características, os planos e as ações desenvolvidas pela SEDUC-CE no que se refere
à formação docente, tendo como base a visão do professor e a perspectiva de autores
especialistas no tema. O desenvolvimento da investigação é de abordagem qualitativa sob a
perspectiva da pesquisa-formação, elevando o grau de participação dos professores no
andamento das atividades a serem desenvolvidas. O projeto de dissertação considera ainda que
a formação continuada tem se reformulado através de processos que buscam acompanhar a
rapidez do mundo tecnológico que por sua vez faz com que o aprendizado de idiomas tenha a
necessidade de constante ressignificação juntamente com o tipo de formação que os professores
têm participado. Dessa forma, uma maior abrangência temática dos períodos de formação é
necessária para que os professores possam acompanhar outros temas relevantes e atualizados no
que concerne ao aprendizado da língua inglesa, principalmente com as novas tecnologias e a
influência que elas têm sobre o aspecto linguístico, social, cultural e econômico desse idioma.
Contudo, para que esse movimento tenha resultados efetivos, é urgente que os professores
possam refletir sobre a práxis docente sempre aliando teoria e prática no intuito de descobrir
novos caminhos para a obtenção de uma nova ótica tanto para o ensino e aprendizado do idioma
como para a sua carreira profissional.