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Banca de DEFESA: EVILÂNDIA ALVES ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVILÂNDIA ALVES ARAÚJO
DATA: 29/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Unilab
TÍTULO:
 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DA ÁREA DE
LINGUAGENS/ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS
EM UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


PALAVRAS-CHAVES:
 
Formação continuada. Metodologias ativa. Técnicas inovadoras. Ferramentas.

PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:
 

Este trabalho buscou compreender a formação continuada de professores(as) na área de
Linguagens e suas Tecnologias a partir da teoria/prática e a utilização de ferramentas
pedagógicas através de metodologias ativas e estratégias de técnicas inovadoras no chão da sala
de aula. O problema parte da experiência da pesquisadora como coordenadora escolar do ensino
médio em um cenário em que o professor(a) necessita usar ferramentas e técnicas diversificadas
em que incentive o aluno(a) à motivação da aprendizagem significativa. A pesquisa de
abordagem qualitativa sob a perspectiva metodológica da pesquisa-formação foi definida por
propiciar possibilidades de reflexão da teoria versus práticas, em que o(a) professor(a) da
educação básica/ensino médio se sinta parte do contexto em que está inserido. Foram realizados
questionários com uma amostra de professores(as), além de serem mediadas oficinas em que
facilitaram o uso de ferramentas na prática em sala de aula. Para análise da pesquisa foi
empregado o referencial da epistemologia da prática, que traz a reflexão da teoria e prática da
formação docente, a partir dos estudos de Freire (1967, 2005, 2022), Paim (2016), Saviani
(2009), Tardif (2002), Azambuja e Souza (2003), Fernandes e Cunha (2013), Franco (2016),
Ghedin e Franco (2011), Libâneo (2006), Marin (2018), Martins (2014), Nóvoa (1992, 1995),
Paiva, Parente e Brandão (2016), Yin (2001), dentre outros. Os(as) professores(as) expressaram
a importância da partilha de experiências com os pares, em suas ideias de aplicar técnicas
inovadoras através de um processo de reflexão e investigação das práticas desenvolvidas na sala
de aula. A aplicação das oficinas tiveram o foco principal nas metodologias ativas com
aprendizagem baseada na experiência. Além disso, as oficinas podem ser usadas para
desenvolver habilidades específicas, como resolução de problemas, tomada de decisões e
trabalho em equipe. A participação ativa dos(as) professores(as) nas oficinas de metodologias
ativas resultou na aquisição de novos conhecimentos, os quais foram integrados de forma
enriquecedora à prática docente. A oferta de programas formativos deve ser concebida e

implementada como uma iniciativa de formação continuada, visando provocar mudanças
substanciais e instigar a motivação para a aplicação de métodos de aprendizagem significativos.
Por último, os resultados evidenciaram que a formação de professores(as) e a incorporação das
metodologias ativas são recursos indispensáveis tanto na teoria quanto na prática, impactando
positivamente o ambiente da sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANNA OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO - IFCE
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 1579083 - JO A-MI
Notícia cadastrada em: 18/01/2024 14:01
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