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Banca de DEFESA: ANTONIA FERNANDES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA FERNANDES FERREIRA
DATA: 18/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: UNILAB - CAMPUS AURORAS
TÍTULO:
 
 

PRETAGOGIZANDO PARA O AFROLETRAMENTO: AÇÕES
PEDAGÓGICAS DESDE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA PARA UMA
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE
FORTALEZA


PALAVRAS-CHAVES:
 
 
 
 

Pretagogia, Afroletramento, Literatura afro-brasileira, Educação para as
relações étnico-raciais


PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:
 
 
 
 

A presente dissertação buscou investigar até que ponto ações pedagógicas com a Literatura
afro-brasileira desde a influência da Pretagogia podem contribuir para o Afroletramento, a fim
de potencializar a educação para as relações étnico-raciais de docentes e discentes da
Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública em
Fortaleza. Para tal estudo, foram apresentadas quatro categorias conceituais, sendo elas:

Pretagogia, Afroletramento, Literatura afro-brasileira e Educação para as relações étnico-
raciais. Os estudos têm como base para o aprofundamento teórico-metodológico autores/as

como Asante (1980, 2009), Candau (2010), Coelho (1991), Cosson (2022), Cunha (1999),
Jares (2007), Freire (1983, 2011), Libâneo (2001), Meijer (2012, 2019), Nascimento (2010),
Petit (2015, 2021), Pimenta (1999), Silva (2013), Soares (2021), Zilberman (1994), dentre
outros que se dedicam a construir uma educação na perspectiva afrocentrada, progressista e
emancipatória.

A metodologia para a realização da referida pesquisa foi a Pretagogia, referencial teórico-
metodológico de referências africana, “de pessoas pretas para pessoas pretas e não pretas”

(SILVA, 2013, p. 62). Para a produção dos dados, foi realizado um Curso de Extensão,
composto por cinco oficinas formativas, com o intuito de proporcionar a ampliação de novos
conhecimentos na perspectiva do Afroletramento das docentes, para assim, ressignificar suas
práticas pedagógicas e consequentemente alcançar as/os discentes nas suas potencialidades e
subjetividades.
As ações formativas contribuíram para resgatar as memórias afroancestrais, ressignificar
práticas pedagógicas e ampliar os conhecimentos, fortalecendo a educação para as relações

étnico-raciais, em cumprimento à Lei no 10.693/03 e 11. 645/08. Portanto, os resultados desta
pesquisa mostram a importância das vivências formativas para Afroletramento docente e
discente no universo da cultura africana e afro-brasileira, valorizando nossas referências
identitárias, atravessadas de saberes e fazeres que constituem o nosso patrimônio histórico e
nossa memória ancestral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE DA SILVA - UFC
Presidente - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 18/01/2024 13:52
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