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Banca de DEFESA: DIÊGO MATOS ARAÚJO BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIÊGO MATOS ARAÚJO BARROS
DATA: 22/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus das Auroras - Unilab
TÍTULO:
 
NUANCES DE COR: (DES)VELANDO O ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DOS OLHOS DA PESSOA NEGRA - UMA INVESTIGAÇÃO D

PALAVRAS-CHAVES:
 

Educação e Relações Étnico-Raciais. Livro Didático. Ensino de Ciências.
Naturais. População Negra.


PÁGINAS: 219
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
 

Esta dissertação, de natureza bibliográfica e documental, propôs-se a analisar as
representações imagéticas da população negra nos livros didáticos de Ciências destinados aos
alunos do 6o ao 9o ano do ensino fundamental. Esses materiais foram aprovados no Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e adotados pela rede pública municipal de
educação da cidade de Capistrano (CE). A questão central da pesquisa foi formulada da
seguinte maneira: De que forma as pessoas negras são representadas nesse material? O
problema em questão originou-se da experiência do pesquisador como professor de Ciências e
Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em meio a um contexto
de mobilização docente no município de Capistrano (CE) desde o ano 2000 até os dias atuais.
Essa experiência motivou a reflexão sobre o papel dos livros didáticos na promoção ou
obstáculo à educação para as relações étnico-raciais. Para a análise imagética da representação
do povo negro nos livros didáticos, utilizamos a descrição e interpretação das imagens pelo
pesquisador. Essas iconografias foram estudadas à luz da Teoria da Afrocentricidade, bem
como do conceito de representação proposto por Chartier. Adicionalmente, foram
consideradas as categorias de raça, racismo, preconceito e discriminação racial, através da

análise de conteúdo temático proposta por Bardin para a construção de categorias temáticas.
Os resultados destacam uma significativa sub-representação da população negra, com uma
frequência mais intensa de representações de pessoas brancas, caracterizando um viés racista
incorporado na coleção didática. A análise revelou que 62,08% das imagens retratam pessoas
brancas, enquanto apenas 37,91% representam pessoas negras, evidenciando uma tendência à
visibilidade, ao privilégio simbólico e material da branquitude, reforçando, assim, seu caráter
racista no plano imagético. Identificou-se também um processo de epistemicídio e
memoricídio, uma vez que não foram identificados cientistas negros representados na referida
obra didática. Por fim, durante a investigação, observou-se um “alinhamento" pontual” das
representações imagéticas à luz dos seis princípios da Afrocentricidade: “Agência africana”,
“Localização Psicológica”, “Descoberta do Lugar do Africano como Sujeito”, “Defesa dos
Elementos Culturais Africanos”, “Refinamento Léxico” e “Uma Nova Narrativa da História
da África”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo ao Programa - 1886930 - IVAN COSTA LIMA
Interno - 1579329 - REBECA DE ALCÂNTARA E SILVA MEIJER
Notícia cadastrada em: 18/01/2024 13:39
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