Banca de QUALIFICAÇÃO: THYARA ARAUJO RODRIGUES LAVOR

DISCENTE: THYARA ARAUJO RODRIGUES LAVOR
DATA: 30/06/2023
LOCAL: Campus Maranguape - IFCE

Práticas significativas e estruturadas para o ensino da leitura na educação básica

Leitura. Competência Leitora. Práticas de leitura. Estratégias de leitura.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa, ainda em andamento, busca apresentar ações sistemáticas e diversificadas de leitura, por meio práticas de leitura estruturadas e significativas, desenvolvidas no chão da escola. Sabendo que o ensino da leitura é uma competência a ser desenvolvida no Ensino Fundamental, é primordial que práticas de aprimoramento da compreensão leitora dos alunos sejam priorizadas no trabalho pedagógico de professores não somente na disciplina de Língua portuguesa, mas também em todos os componentes curriculares. Tendo em vista a presença da leitura nos processos educativos das mais variadas áreas de conhecimento e, ainda, a capacidade de influenciar, diretamente, o desempenho educacional dos estudantes em suas relações sociais, por desejarem ser inseridos num mundo letrado. Para a sua realização, a pesquisa se desenvolverá em algumas etapas. Inicialmente, será realizada uma revisão da literatura e, também, uma pesquisa das concepções de leitura dos professores participantes, a fim de abordar os conceitos de leitura e de estratégias de leitura no âmbito escolar. Estruturar o ensino da leitura em práticas e estratégias, permite ao professor não só ensinar seus alunos a lerem com compreensão/interpretação, como também os estimula a praticá-la nos mais variados contextos. O segundo momento será de pesquisa e observação das ações desenvolvidas em uma escola de Ensino Fundamental, com o objetivo de entender que concepções de leitura, professores e escola possuem, além de conhecer como desenvolvem suas atividades de leitura. Por fim, será proposta uma oficina com professores e coordenação pedagógica, com a finalidade de aproximar as práticas de leitura, com o conhecimento teórico, além de promover um fortalecimento das ações realizadas pela escola. Além do desenvolvimento de um material de apoio, no formato de Guia Educacional para a elaboração, estruturação e realização de práticas significativas de leitura nas escolas, numa perspectiva teórico-científica, a partir dos dados coletados na pesquisa. Esse material poderá orientar a comunidade escolar, para construir projetos próprios de leitura ou integrar as suas atividades, estratégias de leitura que podem contribuir para a formação de leitores eficientes, considerando suas especificidades, condições estruturais e pedagógicas de concepção e aplicação. A produção e promoção de práticas significativas de leitura no cotidiano pedagógico, além de contribuir para o processo de letramento, podem fortalecer a leitura como uma prática prazerosa e amplamente difundida no âmbito escolar. Para a etapa de fundamentação teórica, apresentaremos os pressupostos de Kleiman (2005, 2016), Solé (1998), Breves Filho (2022). Até aqui, constata-se a importância do ensino da leitura, baseado em estratégias de leituras, por meio de práticas estruturadas e que dialoguem com a realidade e as necessidades dos estudantes, pois, ao oportunizar um ensino relevante e significativo da leitura, a escola oferece aos seus estudantes autonomia, além de habilidades para aquisição de novos saberes. Assim, ao garantir o acesso à leitura e à compreensão dos fundamentos linguísticos, cumpre seu papel social de formação cidadã.

Externo ao Programa - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 532.104.927-00 - JOSÉ DE SOUSA BREVES FILHO - UNESP
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 10:51