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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILANE FERREIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILANE FERREIRA SILVA
DATA: 15/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: IFCE - Campus Maranguape
TÍTULO:

O SPAECE-ALFA A (DES)SERVIÇO DA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE OCARA-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação x Prova. Avaliação Externa. Spaece-Alfa. Alfabetização.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

Essa dissertação tem como objeto de estudo O Spaece-Alfa a (des)serviço da alfabetização dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da rede municipal de Ocara-Ce. A problemática geradora deste estudo busca a reflexão sobre “Como se dá o (des)serviço do Spaece-Alfa no contexto da Alfabetização dos alunos do 2o ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ocara-Ce?”. Em linhas gerais, a pesquisa engloba as categorias: Avaliação x Prova, Avaliação Externa, Spaece-Alfa e Alfabetização. Como objetivo geral pretende-se analisar como se dá o (des)serviço do Spaece-Alfa no contexto da Alfabetização dos alunos do 2o ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ocara-Ce. Para contemplar o objetivo geral busca-se: a) Explicar que a avaliação e a prova não são sinônimos e tem desdobramentos diferenciados no cenário educacional. b) Discutir sobre o que é Avaliação Externa e como o seu atravessamento no cotidiano escolar facilita ou dificulta as vivências pedagógicas e os seus desdobramentos no processo de Alfaletramento dos discentes, bem como de ensinagem dos docentes. c) Identificar o que é o Spaece-Alfa e até que ponto ele tem sido disseminado no sistema educacional cearense conforme o planejado e adequado para o desenvolvimento do processo de ensinagem e aprendizagem dos participantes do 2o ano do Ensino Fundamental e d) Relacionar a concepção de alfabetização e letramento do Spaece-Alfa no viés de (des)serviço para os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Na metodologia científica do trabalho é uma pesquisa Quali-Quantitativa; aplicada; explicativa; bibliográfica e documental. As conclusões parciais consolidam uma política de prestação de contas e gerencialismo da educação, em que o estado capitalista, usa pseudo política de incentivo a educação, para disfarçadamente gerenciar o processo de aprendizagem, o conduzindo mecanicamente a uma proficiência numérica ao ser submetido a um teste externo com base na TRI. Portanto, o Spaece-Afa estaria a (des)serviço da alfabetização dos alunos do 2o ano do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - IFCE
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 10:35
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