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Banca de QUALIFICAÇÃO: GERVIZ FERNANDES DE LIMA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERVIZ FERNANDES DE LIMA DAMASCENO
DATA: 23/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Campus das Auroras - UNILAB
TÍTULO:

Educação Integral: Desafios e/ou possibilidades de sua implementação em uma escola na cidade de Ibiapina-Ceará.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Educação Integral. Política Pública.


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

O presente trabalho, em curso, está sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional
Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem como objeto de pesquisa analisar a política de Tempo
Integral da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) que busca a ampliação da
jornada escolar em unidades municipais de ensino, tornando-as Escolas Municipais de Tempo
Integral (EMTI). O caso em estudo estabelece uma discussão dos princípios da Educação
Integral e da ampliação da jornada escolar, que integram inúmeros documentos das políticas
públicas que regem a Educação Brasileira, buscando garantir o pleno desenvolvimento dos
estudantes em todas as suas dimensões. Nesse cenário, diversas propostas de educação integral
em regime de horário expandido têm se propagado pelo país, porém é necessário desvelar as
concepções curriculares e didáticas envolvidas neste processo, bem como sua implementação
e continuidade. Assim a presente pesquisa se propõe a investigar e analisar qual a trajetória,
limites, desafios e possibilidades que permeiam o processo de implementação da política de
Tempo Integral em uma escola da rede pública municipal de ensino de Ibiapina-Ce. A
pesquisa configura-se em um estudo de caso, desenvolvido no ano de 2023. Quanto à
metodologia da pesquisa, é do tipo descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. A
coleta de dados será realizada por meio de entrevista reflexiva, de mesmo teor, aplicados ao
Secretário de Educação e quatro técnicos da Secretaria de Educação, ao gestor, coordenador,
professores e discentes de uma unidade escolar da Rede Municipal de Ibiapina-Ce, totalizando
20 participantes. A interpretação dos dados seguirá os procedimentos da análise de conteúdo
conforme orienta Bardin (2011). Os eixos de discussão sustentam-se epistemologicamente,
principalmente, nos estudos de Giolo (2012), Gadotti (2013), Freire (2009), Moll (2012),
Arroyo (2012), Coelho & Portilho (2009), Maurício (2013), Cavaliere (2014), dentre outros.

Esses estudos e a análise de documentos expedidos pelo Ministério da Educação - MEC
(BRASIL, 2006a, 2009a), pelo Conselho Nacional de Educação - CNE (BRASIL, 2010a,
2010b) e pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - Seduc (2022, 2023), permitem a
expansão da temática pesquisada. Compreende-se que a escola de Educação Integral em
Tempo Integral deve ser percebida como uma nova possibilidade de reorganização dos tempos
e espaços para o pleno desenvolvimento do educando, desmistificando o conceito de
ampliação apenas da carga horária e ampliação curricular. Para tal, compreende que a escola
de educação integral em tempo integral possa oportunizar a abordagem profunda ao ensino e
ao desenvolvimento humano.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - FRANCESCA DANIELLE GURGEL DOS SANTOS - UECE
Presidente - 2076669 - LUMA NOGUEIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 12:47
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