Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA MARIA TAVARES ASSUNÇÃO

DISCENTE: SANDRA MARIA TAVARES ASSUNÇÃO
DATA: 14/06/2023
LOCAL: IFCE Campus Fortaleza

TRILHA AVALIATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ATO DE AVALIAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

Alfabetização. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação Formativa. Práticas Avaliativas.

ÁREA: Educação

O presente texto é resultado da pesquisa em andamento intitulada “ Trilha Avaliativa como recurso pedagógico para o ato de avaliar dos professores alfabetizadores” desenvolvida na linha de pesquisa “Currículo e Avaliaçãodo curso de pós-graduação do mestrado profissional em ensino e formação docente, desenvolvido em parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Os estudos acerca da avaliação da aprendizagem têm contemplado diversos aspectos e fatores que incidem nas práticas avaliativas dos professores alfabetizadores. Nesse sentido, objetiva-se avaliar o modelo avaliativo existente da rede municipal de Horizonte - Ceará e propor uma trilha avaliativa como recurso pedagógico para o ato de avaliar dos professores alfabetizadores lotados em turmas do 2o ano de uma escola da rede municipal. O trabalho baseia-se numa investigação qualitativa com os seguintes procedimentos metodológicos para a coleta de dados: pesquisa documental e entrevista semiestruturada. No que se refere ao estudo teórico-conceptual a pesquisa propõe-se a apresentar as questões abordadas dialogando com autores relativos à alfabetização Morais(2006), Soares(2013);à avaliação da aprendizagem; Luckesi(2011), Vasconcelos(2006), Hoffmann (2000), Hadji (2001), Esteban e Afonso (2010) e às práticas avaliativas, Luckesi (2005), Hoffmann(2005) e Esteban (2002).A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento e representa uma proposição relevante de reflexão sobre o processo de avaliação, especificamente na alfabetização, e a necessidade de ressignificá-la, vislumbrando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 745.655.833-72 - ANDRÉA MOURA DA COSTA SOUZA - UFC
Interno - 370.636.853-68 - EUGENIO EDUARDO PIMENTEL MOREIRA - UFC
Externo à Instituição - KARLANE HOLANDA ARAÚJO - IFCE
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 12:34