AVALIAÇAO INSTITUCIONAL NO CEJA PROFESSOR JOSE NEUDSON BRAGA: UMA CONTRUCAO POSSIVEL
Avaliação. Avaliação Institucional. Políticas educacionais.
Resumo: Este estudo aborda a temática da avaliaçao institucional para o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Prof. JOSE NEUDSON BRAGA, em Fortaleza-Ce, uma vez que ha pouca visibilidade e discusao sobre o tema no âmbito dos Cejas. Falta a participação dessas instituições na rede estadual de ensino do Ceara e daí torna-se imprescindível prover meios ce estratégias a fim de dar conta dessa lacuna no ambito das politicas educacionais. O objetivo geral deste relatório consiste em elaborar um instrumental de indicador de qualidade para a autoavaliação institucional, a partir da realidade do Ceja Prof. José Neudson, a fim de se criar uma cultura de avaliação emancipatoria e continua. O estudo contou com as contribuipoes de teoricos do campo da avaliacao, da avaliacao institucional, da area de political em educacão e da area metodologica, a exemplo de Tyler, Scriven, Dias Sobrinho, Balzan, Villas Boas, Luckesi, Vianna (2000), ”Iin, Gil entre outros, que foram importantes para a construção deste ensaio. Em se tratando da metodologia, esta pesquisa se apresenta quanto a forma de abordagem do assunto, como qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, como exploratoria e com relacão aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como bibliografica, documental e estudo de caso. Como a pesquisa ainda esta em andamento, não há dados suficientcs para analise e discussão dos resultados, mas a hipótese base é a de que com a elaboraçao desse instrumento de avaliação numa perspectiva sistematica e qualitativa, possa se materializar como um dos primeiros passos para instaurar uma cultura avaliativa da institução, com vistas a fortalecer as ações e politicas internas do lócus da pesquisa. |