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Banca de QUALIFICAÇÃO: EVILÂNDIA ALVES ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVILÂNDIA ALVES ARAÚJO
DATA: 29/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Maranguape
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DA ÁREA DE LINGUAGENS, ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Metodologias ativa. Técnicas inovadoras. Ferramentas.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

Resumo. Este trabalho buscou compreender a formação continuada de professores(as) na área
de Linguagens e suas Tecnologias a partir da teoria/prática e a utilização de ferramentas
pedagógicas através de metodologias ativas e estratégias de técnicas inovadoras no chão da sala
de aula. O problema parte da experiência da pesquisadora como coordenadora escolar do ensino
médio em um cenário em que o professor(a) necessita usar ferramentas e técnicas diversificadas
em que incentive o aluno(a) à motivação da aprendizagem significativa. A pesquisa de
abordagem qualitativa sob a perspectiva metodológica da pesquisa-formação foi definida por
propiciar possibilidades de reflexão da teoria versus práticas, em que o professor(a) da educação
básica/ensino médio se sinta parte do contexto em que está inserido. Foram realizados
questionários com uma amostra de professores(as), além de serem mediadas oficinas em que
facilite o uso de ferramentas na prática em sala de aula. Para análise da pesquisa foi empregado
o referencial da epistemologia da prática, que traz a reflexão da teoria e prática da formação

docente, a partir dos estudos de Freire (1967, 2005, 2022), Paim (2016), Saviani (2009), Tardif
(2002), Azambuja e Souza (2003), Fernandes e Cunha (2013), Franco (2016), Ghedin e Franco
(2011), Libâneo (2006), Marin (2018), Martins (2014), Nóvoa (1992, 1995), Paiva, Parente e
Brandão (2016), Yin (2001), dentre outros. Os professores(as) expressam a importância da
partilha de experiências com os pares, em suas ideias de aplicar técnicas inovadoras através de
um processo de reflexão e investigação das práticas desenvolvidas na sala de aula. A aplicação
das oficinas tem o foco principal das metodologias ativas com aprendizagem baseada na
experiência. Por meio de atividades práticas e participativas, as oficinas permitem que os alunos
construam seu conhecimento de forma ativa, explorando e experimentando conceitos e ideias.
Além disso, as oficinas podem ser usadas para desenvolver habilidades específicas, como
resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe. Por fim, os resultados
previamente, mostram que a formação de professores(as) e o uso das metodologias ativas são
ferramentas indispensáveis na teoria e prática no chão da sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANNA OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO - IFCE
Interno - 426.766.303-34 - EMANOEL RODRIGUES ALMEIDA - IFCE
Presidente - 1579083 - JO A-MI
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 11:40
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