AS FORMAÇÕES DO MAIS PAIC E SUAS REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Formação de professores. Práticas pedagógicas. Ciclo de Alfabetização.
O presente estudo, busca realizar uma análise sobre as formações do MAISPAIC e
suas repercussões nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores/as nos Sertões de
Crateús. Enfocaremos no referido trabalho as diversas facetas que as crianças percorrem durante
o processo de escolarização; explicaremos as etapas pelas quais as crianças perpassam durante
os primeiros anos escolares até consolidar seu processo de alfabetização. Traçaremos um eixo
de reflexões sobre a estrutura e funcionamento das formações do MAISPAIC e sua
aplicabilidade nos Sertões de Crateús; faremos uma abordagem sobre avaliações externas e suas
aplicabilidades no ciclo de alfabetização. A metodologia utilizada nesta produção foi de natureza
bibliográfica, etnográfica e qualitativa; faremos visita as escolas com o intuito de conhecer a
realidade de nossas crianças; aplicaremos instrumentais aos professores pesquisados; ao final da
pesquisa, apresentaremos um produto educacional que objetiva favorecer o aprimoramento das
práticas docentes em sala de aula através de uma sequência didática envolvendo todas as
disciplinas para que possa contemplar toda a grade curricular. Nossa fundamentação teórica está
embasada em buscas feitas nas seguintes fontes bibliográfica: Biblioteca Digital de Tese e
Dissertações (BDTD)Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) do portal de periódicos da
CAPES e Google acadêmico.