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Banca de QUALIFICAÇÃO: IDALINA MARIA SAMPAIO DA SILVA FEITOSA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IDALINA MARIA SAMPAIO DA SILVA FEITOSA DIAS
DATA: 03/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: CAMPUS DAS AURORAS- UNILAB
TÍTULO:

NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: COM A FALA OS PROFESSORES DE EJA DA ESCOLA SENADOR MARTINIANO DE ALENCAR – BARBALHA – CEARÁ – BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos; Formação docente; Narrativas da formação docente; Pesquisa-ação-formação.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO:

A Educação de Jovens e Adultos - EJA constitui-se como uma modalidade de ensino voltada
para pessoas que outrora, por circunstâncias diversas, não conseguiram ingressar em processos
de educação formal ou foram obrigadas a abandonar seus estudos, não chegando a concluí-los.
Para atuar com esse público, os professores necessitam de formação docente específica que
viabilize a sua atuação de forma humana e efetiva junto a esses sujeitos. Tal processo nem
sempre é efetivado, tendo em vista que historicamente a EJA e suas especificidades não vem
sendo consideradas como referência para a elaboração de políticas públicas, o que torna o
processo formativo dos professores problemático. A presente pesquisa objetiva compreender
os limites e possibilidades da formação vivida pelos professores de EJA da Escola de Ensino
Fundamental Senador Martiniano de Alencar, na cidade de Barbalha - Ceará – Brasil.
Metodologicamente, a presente investigação possui uma abordagem qualitativa e optou-se por
uma pesquisa-ação-formação, embasada no trabalho com as narrativas dos sujeitos
investigados. Entende-se que, ao narrar suas trajetórias, os docentes permitem aos
pesquisadores acessar o universo de suas experiências pessoais, formativas e profissionais,
conduzindo a uma melhor compreensão do fenômeno investigado e o modo como afeta o
exercício profissional desses docentes junto aos educandos da EJA. Os referenciais teóricos
que sustentam o conjunto de reflexões e análises desse trabalho investigativo são: Arroyo
(2004, 2005, 2006), Barcelos (2010), Costa (2014), Cunha (1999), Di Pierro, Joia e Ribeiro
(2001), Freire (1983, 2001, 2002, 2007), Freire (1993), Gadotti (2011), Galvão e Soares

(2004), Haddad e Di Pierro (2000), Jardilino e Araújo (2014), Réus (2013), que trazem o
universo da Educação de Jovens e Adultos; Altet (2001), Cardoso (2002), Castro (2003),
Freitas (1998), Garcia (1999), Libâneo (2008), Machado (2008), Martins (2014), Pimenta
(2012), Pimenta e Lima (2017), Rodrigues e Esteves (1993), Saviani (2009), Soares (2008),
Tardif (2002), que versam sobre Formação de Docente; e Clandinin e Conely (1995, 2011),
Cunha (2010), Freitas e Fiorentini (2007), Souza (2015), que se debruçam sobre o processo de
pesquisar trazendo em destaque as narrativas dos sujeitos pesquisados; Barbier (2007),
Bogdan e Biklen (1994), Charlier, Daele e Deschryver (2006), Ens (2006), Ferrarotti (2010),
Garcia (2005), Ibiapina (2016), Kemmis (1999, 2002), Minayo (2001), Morin (2004), Thesing
e Costa (2017), Thiollent (2011), que tratam sobre os métodos investigativos pautados na
pesquisa-formação. Além dessas referências foram utilizados também outros materiais para a
discussão da trajetória histórica, das vertentes legais e normativas dessa modalidade de ensino
no Brasil. Os resultados da presente pesquisa pretendem mostrar como o processo formativo,
seja ele inicial ou continuado, interfere na ação pedagógica desempenhada pelos docentes da
EJA, possibilitando que esta aconteça de forma emancipatória, crítica-reflexiva ou meramente
rasa, mecânica e reprodutora das desigualdades existentes na sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Presidente - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES - UECE
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 11:19
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