Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL MARTINS BRAGA

DISCENTE: DANIEL MARTINS BRAGA
DATA: 03/07/2023
LOCAL: Campus das Auroras, bloco C, sala 214 - UNILAB/Redenção-CE

Contribuições e limitações da coordenação escolar na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores da educação básica em início de carreira

Coordenação escolar. Formação docente. Professor iniciante.

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino

O coordenador escolar tem papel fundamental no ambiente escolar, pois atua como um agente educacional com funções de formador, articulador e transformador. Este projeto de pesquisa objetiva compreender as contribuições e limitações da coordenação escolar na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores da educação básica em início de carreira. Para isso será utilizada a abordagem de cunho qualitativa e a proposta metodológica denominada pesquisa-formação. O cenário da pesquisa se dará no âmbito de três instituições escolares da rede estadual de ensino médio situadas no município de Canindé-CE. Os sujeitos participantes serão seis profissionais da coordenação pedagógica e treze professores com título de licenciatura, com no máximo três anos atuando na carreira docente e que trabalham nas escolas envolvidas. Para a apropriação dos dados serão utilizadas as técnicas: análise documental, aplicação de questionário com os sujeitos participantes e o desenvolvimento de uma proposta de intervenção composta por cinco encontros formativos junto aos coordenadores pedagógicos. A análise dos dados se dará pelo método de análise do conteúdo de Bardin (2011), consistindo em três etapas: pré-análise, análise e interpretação dos resultados obtidos.

Presidente - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Interno - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA