EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JIJOCA DE JERICOACOARA-CEARÁ
Educação em Direitos Humanos. Formação Continuada. Educação Infantil
A Educação em Direitos Humanos é essencialmente necessária na prática cotidiana de cada professor ou professora da educação infantil. Alicerçar as bases de uma formação escolarizante é tarefa extremamente complexa que exige do educador atuante nessa etapa um olhar sensível para além das imposições do sistema e da mera reprodução dos documentos normativos que foram criados de forma vertical para orientar o ensino infantil. Sendo oportuno aguçar o olhar para as práticas educacionais que estão sendo experienciadas desde a infância, que com a fragmentação do conhecimento e a falta de diálogo entre os saberes, impossibilita uma educação comprometida com os direitos fundamentais. Objetiva-se elaborar uma proposta pedagógica de formação continuada sobre educação em Direitos Humanos para professores da educação infantil na rede municipal de ensino de Jijoca de Jericoacoara. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa irá utilizar-se da pesquisa formação e se desenvolverá por meio de encontros formativos com professores atuantes na pré-escola. A pesquisa pretende analisar os dados construídos dialogando com as perspectivas teóricas de autores como: Tosi (2004), Soares (2004), Candau (2008; 2014), Saviani (2009), Imbernón (2010), Oliveira
(2011), Pimenta (2029) e Libâneo (2019), dentre outros estudiosos selecionados. O trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento e representa um esforço para a adoção de um ensino verdadeiramente equitativo e formador da pessoa humana em sua totalidade. Urge, portanto, a necessidade de implementação da proposta pedagógica de formação continuada sobre educação em Direitos Humanos para professores da educação infantil na rede municipal de ensino de Jijoca de Jericoacoara, trazendo inicialmente a ideia de que toda formação precisa partir da necessidade do professor. Para que em seguida se possa buscar estratégias didáticas formativas, na tentativa de provocar nos professores a ação-reflexão-ação.