O EMPREGO DE VERBOS MODAIS PODER E DEVER NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Gramática Discursivo-Funcional. Verbos modais. Redações do Enem.
A presente pesquisa está situada no campo da descrição e análise funcionalista e no campo dos estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem de línguas, no âmbito da produção de texto, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, à medida que se propõe a investigar os aspectos formais e funcionais que caracterizam o emprego de verbos modais poder e dever na construção da argumentação em redações nota mil do Enem, descrevendo e analisando, integradamente, as propriedades contextuais, retóricas, interpessoais, representacionais e morfossintáticas que categorizam o emprego desses verbos. Nesse sentido, este trabalho assume os postulados do paradigma funcionalista, que dá grande atenção aos aspectos funcionais, situacionais, contextuais e comunicacionais envolvidos no uso da língua; em particular, segue as lições do suporte teórico-metodológico da Gramática Discursivo-Funcional (GDF - HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), que estabelece uma relação não arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua (o funcional) e a sistematicidade da estrutura linguística (o gramatical). Nesta pesquisa, intenta-se colaborar com a prática do professor do Ensino Básico que carece ainda de um olhar analítico-descritivo em relação ao texto do estudante com vistas a compreender as manobras textual-discursivas realizadas quando do uso de modalizadores. Propõe-se despertar no professor esse olhar através de uma proposta de abordagem de tais elementos com o objetivo de promover a formação de produtores de texto mais conscientes do valor dessa estratégia linguística, especialmente quando atualizada em Redações do Enem, conforme o foco deste estudo. Analisamos um corpus com 60 redações nota 1000 do Enem, 20 de cada um dos seguintes anos: 2018, 2019 e 2020. Formulamos cinco grupos de categorias de análise, a saber: (i) categorias contextuais (tipo de informação mobilizada e temática proposta para redação), (ii) categorias do Nível Retórico-Textual (estratégias argumentativas e estrutura do texto argumentativo), (iii) categorias do Nível Interpessoal (tipo de ilocução), (iv) categorias do Nível Representacional (domínio semântico da marca modalizadora e alvo do modalizador) e (v) categorias do Nível Morfossintático (formas de expressão, modo verbal, tempo verbal). Em relação à análise quantitativa dos dados, utilizamos o programa SPSS (Statistical Package for Social Science, versão 7.5 para Windows). A análise qualitativo-quantitativa dos dados compreende dois momentos correlacionados: o da análise de cada ocorrência, considerada no seu contexto de uso e o da análise dos dados quantitativos obtidos em conjunto, que se faz em constante diálogo com o modelo de investigação funcionalista.Constatamos que os verbos poder e dever constituem meios linguísticos legítimos na construção da argumentação da redação nota 1000 do Enem, uma vez que há regularidade de frequência de uso dessas marcas nos três anos investigados.