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Banca de DEFESA: MARIA ADELANE MOURA DA SILVEIRA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ADELANE MOURA DA SILVEIRA PINHEIRO
DATA: 30/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Campus dos Palmares.
TÍTULO:

 O EMPREGO DE VERBOS MODAIS PODER E DEVER NA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)


PALAVRAS-CHAVES:

Gramática Discursivo-Funcional. Verbos modais. Redações do Enem.


PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa está situada no campo da descrição e análise funcionalista e no campo dos estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem de línguas, no âmbito da produção de texto, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, à medida que se propõe a investigar os aspectos formais e funcionais que caracterizam o emprego de verbos modais poder e dever na construção da argumentação em redações nota mil do Enem, descrevendo e analisando, integradamente, as propriedades contextuais, retóricas, interpessoais, representacionais e morfossintáticas que categorizam o emprego desses verbos. Nesse sentido, este trabalho assume os postulados do paradigma funcionalista, que dá grande atenção aos aspectos funcionais, situacionais, contextuais e comunicacionais envolvidos no uso da língua; em particular, segue as lições do suporte teórico-metodológico da Gramática Discursivo-Funcional (GDF - HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), que estabelece uma relação não arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua (o funcional) e a sistematicidade da estrutura linguística (o gramatical). Nesta pesquisa, intenta-se colaborar com a prática do professor do Ensino Básico que carece ainda de um olhar analítico-descritivo em relação ao texto do estudante com vistas a compreender as manobras textual-discursivas realizadas quando do uso de modalizadores. Propõe-se despertar no professor esse olhar através de uma proposta de abordagem de tais elementos com o objetivo de promover a formação de produtores de texto mais conscientes do valor dessa estratégia linguística, especialmente quando atualizada em Redações do Enem, conforme o foco deste estudo. Analisamos um corpus com 60 redações nota 1000 do Enem, 20 de cada um dos seguintes anos: 2018, 2019 e 2020. Formulamos cinco grupos de categorias de análise, a saber: (i) categorias contextuais (tipo de informação mobilizada e temática proposta para redação), (ii) categorias do Nível Retórico-Textual (estratégias argumentativas e estrutura do texto argumentativo), (iii) categorias do Nível Interpessoal (tipo de ilocução), (iv) categorias do Nível Representacional (domínio semântico da marca modalizadora e alvo do modalizador) e (v) categorias do Nível Morfossintático (formas de expressão, modo verbal, tempo verbal). Em relação à análise quantitativa dos dados, utilizamos o programa SPSS (Statistical Package for Social Science, versão 7.5 para Windows). A análise qualitativo-quantitativa dos dados compreende dois momentos correlacionados: o da análise de cada ocorrência, considerada no seu contexto de uso e o da análise dos dados quantitativos obtidos em conjunto, que se faz em constante diálogo com o modelo de investigação funcionalista.Constatamos que os verbos poder e dever constituem meios linguísticos legítimos na construção da argumentação da redação nota 1000 do Enem, uma vez que há regularidade de frequência de uso dessas marcas nos três anos investigados.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1059371 - FABIO FERNANDES TORRES
Presidente - 1513602 - IZABEL LARISSA LUCENA SILVA
Externo à Instituição - MÁRCIA TEIXEIRA NOGUEIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 17:57
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