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MARIA CAROLINA LIMA SILVA
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Marcas textuais da atualização da polêmica sobre a Covid-19 no Instagram do Jornal Diário do Nordeste
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Data: 23/01/2023
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Este trabalho tem por propósito realizar um breve estudo sobre a atualização da Polêmica sobre a Covid-19 no Instagram do Jornal Diário do Nordeste. Diante disso, temos por objetivo geral caracterizar de que forma os elementos textuais são utilizados para mobilizarem uma orientação argumentativa na modalidade polêmica nos textos analisados. Visamos avaliar, sob aspectos referenciais e intertextuais, o funcionamento da interação polêmica. Como objetivos específicos, pretendemos identificar como o processo de referenciação (por introduções referenciais, anáforas e recategorizadores) evidencia certos posicionamentos da figura do Proponente ou do Oponente, na tentativa de mobilizar no texto a adesão do Terceiro; e como os processos intertextuais são usados estrategicamente para reforçar a argumentação de cada lado na polarização. Assumimos como pressupostos o estudo feito por Macedo (2018), que propõe uma interface entre Análise Argumentativa do Discurso (Amossy, 2018 [2006]) e Linguística Textual (LT), proposta por Cavalcante (2016). Valemo-nos, principalmente, da noção de modalidades argumentativas, de Amossy (2018), dentre as quais destacamos a modalidade polêmica. Baseamo-nos também na Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2009; 2016; 2018), que defende a existência de um sujeito intencional, mas influenciado socioculturalmente. Refletimos sobre as características definidoras da polêmica (dicotomização, polarização e desqualificação do outro), marcadas por processos referenciais e intertextuais, já que desenvolvemos um estudo linguístico-textual. Nossa pesquisa utilizou-se dessas duas categorias de textualização tomando por base a noção de referenciação (MONDADA; DUBOIS, 2016 [2003]; CAVALCANTE, 2011) e a classificação de processos intertextuais feita por Carvalho (2018). Para a composição de nosso corpus, selecionamos dez publicações sobre a temática da vacina da Covid-9, especificamente sobre o imunizante Coronavac, que motivou diversos debates sobre a temática nas redes sociais e reacendeu polêmicas discursivas, tal como definidas por Amossy (2017). Os resultados confirmaram nossa hipótese básica de que os processos referencias e intertextuais podem evidenciar a atualização da polêmica nos textos. Pelo critério de referenciação, constatamos que as introduções referenciais e as recategorizações anafóricas demostram posicionamentos dentro dos textos analisados e atualizam a polêmica discursiva. Pelo critério da intertextualidade, compreendemos que a polêmica só se efetiva através do diálogo intertextual, e que este se apresenta como um critério fundamental para uma das propriedades da polêmica: a polarização. Concluímos que as marcas referenciais e intertextuais se evidenciam como produtivos mecanismos na defesa de pontos de vista e na atualização da polêmica.
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PAULO ROBERTO SOUSA FERREIRA
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Análise da evidencialidade em artigos de opinião do Jornal “Diário do Nordeste” do Estado do Ceará.
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Data: 19/05/2023
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmático-discursivos da evidencialidade em artigos de opinião do jornal “Diário do Nordeste” do Estado do Ceará, no período de 01 de junho a 31 de julho de 2022. A teoria linguística adotada neste trabalho é o funcionalismo, mais especificamente, por meio da perspectiva funcionalista de Hengeveld e Mackenzie (2008) em relação à sua Gramática Discursivo-Funcional (GDF), uma vez que a GDF, a partir do modelo teórico top-down, começa com a intenção comunicativa do falante e vai até a articulação, e desse modo, a GDF consiste em um posicionamento teórico-descritivo de análise da expressão linguística. Dessa forma, para as análises desse estudo, relacionando a evidencialidade e a GDF, pode-se verificar que o falante ou produtor textual através de sua intenção pode optar por indicar ou não a fonte da informação, manifestar a sua forma de transmissão do conhecimento e, consequentemente, demonstrar o seu grau de comprometimento sobre as informações asseveradas. O corpus desta pesquisa corresponde 30 artigos de opinião do jornal “Diário do Nordeste” do Estado do Ceará. Metodologicamente, analisou-se os aspectos sintáticos, semânticos e pragmático-discursivos da evidencialidade em artigos de opinião. Nos resultados deste trabalho, em relação aos aspectos sintáticos da evidencialidade, predominou-se o intercalamento entre a fonte da informação e o conteúdo asseverado com 82,07% e o verbo foi o meio linguístico predominante com 62,76%. No que se refere aos aspectos semânticos, observou-se uma maior porcentagem da fonte externa definida com 47,59%, seguido da fonte sujeito-enunciador com 43,45%; observou-se uma predominância do percentual do acesso evidencial indireta com 55,17%, seguido do acesso evidencial direta com 42,76% e observou-se uma predominância da natureza evidencial relatada com 55,17%. No que diz respeito aos aspectos pragmáticos-discursivos, observou-se uma maior porcentagem do nível de comprometimento baixo com 55,17%, seguido no nível alto de comprometimento com 42,76%. Assim, concluo que essa pesquisa contribui para os estudos sobre evidencialidade, tendo em vista que ela identifica e descreve marcas evidenciais no português brasileiro, no contexto jornalístico, especificamente, no gênero textual artigo de opinião. Essas marcas foram manifestadas por meio de itens lexicais ou gramaticais.
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ANA PRISCILA GUEDES CARVALHO
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POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS COM DEFICIÊNCIA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA BILÍNGUE DE DOCENTES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
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Data: 23/06/2023
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A Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, além de reconhecer o direito dos Surdos de manterem a sua identidade linguística e cultural em uma escolarização própria e específica, reconhece a pluralidade desse grupo linguístico ao definir como seu público-alvo alunos surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas. Com isso, os alunos com deficiência pertencentes ao povo Surdo recebem um novo olhar sobre o seu direito à inclusão, respeito pela diversidade e pelo desenvolvimento de habilidades linguísticas de formas particulares. Tendo em vista que é direito do aluno Surdo com deficiência uma educação bilíngue inclusiva de qualidade em igualdade de condições com os demais estudantes, o presente estudo tem como objetivo central entender em que medida a falta de políticas linguísticas para uma educação linguística bilíngue de docentes para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode afetar a educação de alunos Surdos com deficiência. Para tanto, foi necessário: i) debater o conceito de bilinguismo e educação bilíngue e suas implicações político linguísticas, ii) descrever, de forma conceitual, o que é educação bilíngue de Surdos, buscando traçar o perfil da modalidade na escolarização de estudantes Surdos com deficiência, iii) identificar, a partir da Lei 14.191 de 2021, novas demandas e implicações da associação do termo “bilíngue” à prática do serviço, considerando seus pressupostos e base ideológica, e, então, iv) discutir a formação linguística docente e o AEE Bilíngue de alunos Surdos com deficiência. Os resultados possibilitaram apontamentos sobre o perfil e atribuições do Atendimento Educacional Especializado Bilíngue e do docente para atuação no serviço, quando em postura de reformulação. Foi possível concluir que, para desenvolver uma prática docente que atenda à demanda proveniente desse novo contexto, é necessária uma formação linguística mais aprofundada com conhecimentos e habilidades especializadas para trabalhar com estudantes Surdos com deficiência. Neste sentido, foram encaminhadas recomendações à promoção de formações contemplativas aos conhecimentos sobre as possíveis implicações que as deficiências adicionais podem acarretar. Considera-se os resultados obtidos como importante ferramenta de contribuição às discussões em torno da promoção de Políticas Linguísticas Educacionais voltadas para o respeito à identidade linguística dos alunos com deficiência pertencentes ao povo Surdo. Além de úteis ao incentivo à organização de uma formação docente, em campos de atuação da Educação Especial, respeitosa às ideologias linguísticas comprometidas com as questões das comunidades Surdas.
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DOUGLAS WIGNER BRASIL MAIA COUTINHO
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AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS DA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ (REDENÇÃO-CE)
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Data: 26/06/2023
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A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais as técnicas argumentativas estão presentes em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da 3ª série da escola Dr. Brunilo Jacó (Redenção - CE), produzidos a partir de prova simulada de redação estilo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esse intuito, nossa pesquisa utilizou como base teórica a obra de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Além de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), nos utilizamo-nos os trabalhos de Menezes (2011) e Garantizado Júnior (2015, 2016), que consideraram o uso das técnicas argumentativas no discurso político. A metodologia de nossa pesquisa propõe uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa –, método hipotético-dedutivo e tem natureza descritiva. Propomos que nosso corpus fosse composto por uma seleção de 65 redações dissertativo-argumentativas de alunos pré-universitários da 3ª série, produzidas no primeiro simulado de 2022, seguindo o critério de selecionar textos em que os resultados dos estudantes fossem superiores ao nível III (120 pontos) das competências II e III da Matriz de Referências do Enem. A coleta e a codificação dos textos ocorreram a fim de elencar todas as 69 ocorrências de técnicas argumentativas e as considerações sobre o uso de cada uma delas. Sendo assim, neste resultado preliminar, percebemos que o uso das técnicas argumentativas ocorre de acordo com o posicionamento que o candidato adotar em relação ao tema e para defesa de sua tese e, assim, o estudante tenderá a fazer uso de argumentos quase-lógicos como o de regra de justiça, comparação e dos argumentos baseados na estrutura do real, como é o caso das técnicas de vínculo causal, os argumentos de autoridade e os argumentos pragmáticos.
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MIDANA CÁ
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DESCRIÇÃO PRELIMINAR DE ASPECTOS FONÉTICOS E SINTÁTICOS DA LÍNGUA GUINEENSE: EQUIPAR A LÍNGUA PARA PROPOR POLÍTICAS LINGUÍSTICAS
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Data: 03/07/2023
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O presente trabalho versa sobre a descrição e análise do sintagma verbal (SV) na língua guineense a partir de uma abordagem descritiva-funcional, observando os dados que podem contribuir para a reflexão sobre o uso desta língua, compreendendo a sua estrutura funcional dentro da gramática. Sendo assim, esta investigação objetiva analisar descritivamente as formas e funções que as estruturas verbais apresentam no guineense. Por isso, as bases teóricas para este trabalho são os seguintes autores: Castilho (2019); Calvet (2007); Kenedy e Othero (2018); Bull (1989); Scantamburlo (2002) e Givón (2001). Metodologicamente, o trabalho é de cunho qualitativo devido ao não interesse em trabalhar com os quantitativos numéricos/mistos para esta investigação, mas tratar os dados do guineense a partir do corpus selecionado. Considerando que a língua guineense ainda carece de sistematização e descrição-funcional, e é a língua que a maioria fala na Guiné-Bissau, a presente investigação discutiu a importância da sistematização desta língua e, consequentemente, a sua oficialização. Para que essa língua seja sistematizada, é necessário muitas ações de políticas linguísticas como a de equipamento linguístico. O equipamento de uma língua é pertinente para esta investigação, porque, de certo modo, a análise feita na presente pesquisa foi uma forma de equipar a língua guineense descritivamente, partindo da noção de planejamento de corpus e de status. Diante disso, o presente trabalho averiguou os sistemas e a funcionalidade de SV desta língua, por isso, entende-se que contribuiu na sistematização com uma parte da descrição gramatical. Portanto, espera-se que esta investigação servirá para outros fins, como uma das fontes de pesquisa e consulta para pesquisadores de modo em geral e, em específico, para os pesquisadores da língua guineense.
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KARINE MAGALHÃES ALVES
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A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA SOBRE A MULHER NEGRA NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA ANÁLISE DE CONTOS DO LIVRO OLHOS D’ÁGUA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
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Data: 21/08/2023
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Este trabalho tem por objetivo analisar as representações discursivas sobre a mulher negra em contos do livro Olhos d’água de Conceição Evaristo a partir do Sistema de Transitividade. Para tanto, adotamos os pressupostos teórico-metodológicos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2014). Metodologicamente, selecionamos 04 contos do livro Olhos d’água de Conceição Evaristo, a saber: Olhos d’água, Ana Davenga, Duzu-Querença e Maria, dentre os 15 contos da referida obra que narram representações de realidades de pessoas negras no Brasil. Selecionamos apenas 04 contos nos quais a mulher negra é apresentada como participante significativo, no sentido de que o enredo está em torno de protagonistas que são mulheres afrodescentes. Para a análise qualitativa, dividimos a pesquisa em duas grandes etapas: análise contextual, em que analisamos o campo, as relações e o modo, e análise linguística, em que segmentamos os textos em orações e fazemos um apanhado geral dos itens lexicais referentes ao campo semântico da mulher negra. Para uma análise qualitativa minuciosa das orações, selecionamos as proposições em que a mulher faz parte da predicação como termo referenciador com o objetivo de, no âmbito léxico-gramatical, classificar os constituintes oracionais em processos, participantes e circunstâncias de acordo com a teoria de Halliday e Matthiessen (2014). Após isso, categorizamos as representações para a mulher a partir dos aspectos contextuais e linguísticos. Os resultados da pesquisa revelam, com relação às categorias semânticas do Sistema de Transitividade, que os processos Materiais e Mentais predominam nos contos analisados, bem como os participantes Ator e Experienciador, respectivamente, o que indica que o “fazer” e o “sentir” constituem os significados mais centrais desses contos. Percebemos que há diferentes categorizações para mulher negra, tais como: a mulher forte, a mulher mãe, a mulher que recupera a ancestralidade, a mulher pobre, a mulher sábia, a mulher trabalhadora, a mulher boa, a mulher acolhedora, a mulher criminalizada pelo preconceito racial, a mulher explorada sexualmente e a mulher silenciada. A estrutura temática predominante das orações é a não marcada, com o sujeito da oração como ponto de partida que direciona a interpretação da narrativa no conto. Quanto aos recursos ligados à modalidade epistêmica, observamos que as marcas indicadoras de graus de probabilidade predominam no texto, evidenciando os reais desejos e pensamentos das personagens. A predominância da subjetividade explícita em todos os contos nos mostra o fato da narradora marcar-se a todo momento como fonte da avaliação.
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VICTORIA MARIA OLIVEIRA DA SILVA
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A EXPRESSÃO DA MODALIDADE EPISTÊMICA E DA EVIDENCIALIDADE EM TERMOS DE DEPOIMENTOS DE CASOS DE FEMINÍCIDIO
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Data: 23/08/2023
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A presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar, a partir da perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), os aspectos referentes ao Nível Interpessoal, Representacional e Morfossintático da Evidencialidade e da Modalidade Epistêmica em Termos de depoimento de inquéritos policiais em casos de feminicídio. Metodologicamente, utilizamos dois inquéritos policiais de casos de feminicídio disponibilizados pela 3° Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza. Para a análise, utilizamos como critérios de investigação aspectos referentes ao Componente Contextual e aos Níveis Interpessoal, Representacional e Morfossintático do Componente Gramatical da GDF. Para a investigação dos dados quantitativos, utilizamos o programa SPSS (versão 7.5 para Windows). A categoria contextual demonstra que, no caso dos parentes das vítimas, que depõem com o propósito de “fazer justiça”, as marcas evidenciais parecem prestar-se a fundamentar o discurso com informações pautadas em fatos presenciados ou amplamente compartilhados cujas fontes, por estarem explícitas, podem ser facilmente atestadas, confrontadas. No caso do depoimento dos familiares do acusado, a frequência menor de uso da Evidencialidade, pode sugerir uma tentativa de descomprometimento. No Nível Interpessoal, verificamos que a Ilocução, na forma de sentença tipo declarativa, é a mais recorrente no corpus, podendo, ainda, verbos performativos serem correlacionados à EV. No Nível Representacional, constatamos que a Evidencialidade constitui o domínio funcional mais frequente no corpus, com predomínio da Reportatividade, que se sobrepõe em relação aos outros subtipos evidenciais, o que tem relação com a natureza composicional do gênero analisado, revelando grau baixo de efeito de verdade. No que se refere à Modalidade Epistêmica, observamos que o subtipo subjetivo se sobrepõe em relação ao subtipo objetivo, demonstrando que os depoentes tendem a revelar seu comprometimento com o conteúdo de suas proposições modalizadas. No Nível Morfossintático, os dados apontam que os evidenciais e os modalizadores epistêmicos tendem a ser expressos com mais frequência por meio de verbos factivos e cognitivos, na forma de uma Expressão Linguística e na posição medial, demonstrando uma tendência para o padrão não marcado da língua. Essas escolhas linguísticas parecem estar ligadas ao tipo de relação social, à natureza declarativa do gênero, ao grau de comprometimento dos depoentes diante das proposições relatadas.
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KÁTIA DA FROTA SANTOS
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A Abordagem da variação linguística na coleção Se Liga na Língua
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Data: 15/09/2023
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Este trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado à variação linguística na Coleção de Língua Portuguesa Se Liga na Língua – 6º ao 9º ano – do PNLD 2020 à luz da Sociolinguística. Nosso objeto de estudo é a abordagem da variação linguística pelos livros didáticos, versão manual do professor, no contexto da educação básica brasileira, anos finais do ensino fundamental. A análise teve como referencial teórico os pressupostos de Labov (2008), Bagno (2007, 2015), Coelho et al. (2021), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Mollica (2003, 2004), Tarallo (2005, 2007), Travaglia (2009), entre outros. Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza como descritiva-interpretativa, com coleta de dados documentais. A análise foi realizada considerando-se os seguintes tópicos: (i) concepção de língua; (ii) normas padrão e normas não padrão; (iii) variedades da língua portuguesa; (iv) variação linguística e os condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; (v) mudança linguística. Os resultados apontam que os autores da coleção didática analisada apresentam alguns conceitos sobre variação e mudança linguística e propõem o ensino da diversidade linguística. No entanto, na explicitação de fenômenos variáveis, ainda, predomina uma abordagem estruturalista e de cunho formal, desconsiderando o contexto de uso, as variantes e os condicionantes linguísticos e extralinguísticos. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a coleção didática analisada aborda o ensino de língua materna, considerando a heterogeneidade linguística, no entanto, percebe-se que a norma padrão permanece sendo priorizada. No decorrer da análise, ainda se observam conteúdos e atividades descontextualizados, por meio de exposição dos tempos verbais, tabelas com pronomes e listas de regências verbais, nos quais não se mencionam os fatores que condicionam a variação linguística dos temas gramaticais abordados. Assim, concluímos que as variedades linguísticas do Português são abordadas de forma resumida e superficial e que a abordagem da variação linguística, na coleção analisada, permanece limitada à linguagem formal, informal, norma padrão e não padrão, desconsiderando-se o uso real da língua pelos falantes. Assim, na coleção “ Se liga na língua “ ainda prevalece um tratamento prescritivo da gramática normativa.
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ANATÁLIA CARVALHO ALBUQUERQUE
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HETEROGENEIDADES EM TUÍTES DEFLAGRADOS PELAS HASHTAGS #CONTRAOMACHISMO, #EXPOSEDFORTALEZA E #ESTUPROCULPOSO
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Data: 27/10/2023
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O presente trabalho tem como objeto de análise as heterogeneidades enunciativas que constituem o discurso manifesto em tuítes deflagrados pelas hashtags #contraomachismo, #exposedfortaleza e #estuproculposo, a partir da ideia do “primado do interdiscurso” em Maingueneau (2008) e na Análise do Discurso de extração francesa (Maingueneau, 1997, 2008, 2015; Authier-Revuz, 2004). Maingueneau (1997) denomina de interdiscursividade o entrelaçamento de discursos outros, constitutivo das práticas linguageiras do cotidiano. Desse modo, o objetivo norteador de nosso trabalho é analisar as heterogeneidades no discurso feminista considerando os tuítes assinalados com as hashtags citadas. São também objetivos específicos: caracterizar tuítes assinalados por essas hashtags; caracterizar os elementos dos discursos feministas nas postagens do Twitter produzidas a partir das hashtags #contraomachismo, #exposedfortaleza e #estuproculposo; e, analisar a relação interdiscursiva entre os discursos machista e feminista em enunciados deflagrados no X (Twitter) a partir dessas hashtags. É uma pesquisa de caráter documental, qualitativa, com uso da metodologia da pesquisa descritiva para caracterização do discurso feminista e sua relação interdiscursiva com o discurso machista. Analisamos vinte tuítes marcados com uma das hashtags supracitadas, com maior número de curtidas, retuítes e comentários. Com base no que Maingueneau propõe como semântica global dos enunciados, propomo-nos a analisar o discurso feminista. com base em alguns semas considerados como tradução do discurso do outro, a partir do fenômeno da interincompreensão, quando duas formações discursivas são postas em relação de confronto em determinado espaço discursivo. Segundo Maingueneau (2008), a interdiscursividade manifesta-se no discurso como simulacro do Outro e através de uma semântica global em que um discurso traduz o seu Outro. Para isso, seguindo o modelo definido por Maingueneau (2008) para a semântica de uma dada formação discursiva, descrevemos semas reforçados como “positivos” pelo discurso feminista e outros rejeitados como “negativos”. Não é nosso objetivo definir esses pares de semas como a gênese do discurso feminista, tendo em vista os limites da presente pesquisa. Partimos da hipótese de que o discurso feminista é produzido numa relação tensa de contraponto com a ideologia do patriarcado, podendo ser atravessado por tal ideologia, como tentativa de manutenção do status quo pelo discurso machista e de resistência/transformação pelo discurso feminista. A partir da descrição dos temas recorrentes nos tuítes analisados, fazemos um detalhamento das heterogeneidades enunciativas para, a partir daí, percebermos como a interdiscursividade se presentifica nos semas ora reforçados, ora rejeitados pelo discurso feminista. Assim, concluímos que as heterogeneidades – seja ela constitutiva e/ou mostrada – são parte substancial dos tuítes, comprovando que os discursos são atravessados pelo contradiscursonas suas falhas constitutivas.
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LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES
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O ATOR DA ENUNCIAÇÃO CONSTRUÍDO NOS DISCURSOS DIGITAIS EM MEMES SOBRE O SUJEITO-PROFESSOR
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Data: 31/10/2023
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A presente dissertação dedica-se à análise da constituição do Ator da Enunciação apoiado nos discursos dispostos em memes, na rede social Pinterest, sobre o cotidiano docente no segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021. As reflexões estenderão-se sob a orientação da Enunciação em espaços discursivos digitais, bem como ao abrigo da teoria Semiótica, sobretudo, da Semiótica Discursiva com a evidenciação dos aspectos temáticos e figurativos que constituem o Ator da Enunciação. Objetiva-se, portanto, neste estudo, (i) analisar as regularidades na apresentação do Ator da Enunciação, de modo a investigar quais temas e figuras se mantêm constantes ou se variam nessa instância dos enunciados do corpus estudado; (ii) examinar como o sincretismo verbo-visual decorrente dos memes concorre, no nível discursivo, para constituição de figuras e temas que envolvem o sujeito-professor; (iii) suscitar a análise entre do gênero discursivo meme e as implicações analíticas da teoria semiótica, sobretudo, no nível discursivo evidenciado as organizações temáticas e figurativas. Ao considerar o meme como parte integrante dos correntes modos de comunicação, enunciação e interação, assume-se o desvelo em constituir reflexões quanto a uma temática em progressiva exploração nos estudos semióticos. Nessa ambiência, os memes manifestam-se como objetos de análise promissores para entender como uma classe profissional é representada por meio desses discursos originários, sobretudo, de ambientes digitais. O elemento central para a estruturação deste estudo é analisar de que modo se configura o Ator da Enunciação, com base nos dados presentes nos discursos digitais em memes sobre o sujeito-professor. É preciso, portanto, não esquecer os percursos que serão adotados para chegar a tal fim. Convém lembrar que a ordenação do Ator da Enunciação acha-se recoberta pelo nível discursivo do Percurso Gerativo de Sentido. instalamos o percurso metodológico que norteará o roteiro de coleta e análise dos dados. Nessa parte, são propostas as abordagens de análise: (i) a microanálise de Strauss e Corbin (2008) auxiliando na categorização inicial dos dados; e (ii) a análise sob o pressuposto teórico do Percurso Gerativo de Sentido. Teremos também disposta uma demonstração de como funcionará a categorização e a análise ao abrigo dessas duas vertentes. Estima-se que nos memes sobre professores o Ator da Enunciação constitui-se temática e figurativamente a partir de organizações singulares pertencentes aos ambientes discursivos digitais, em virtude do teor humorístico, satírico e hiperbólico dos memes, com a expressiva presença de discursos que versam sobre desafios do fazer docente, com o agravante situacional da pandemia do Covid-19 (Sars-Cov-2). Logo, o Ator da Enunciação poderá estabelecer-se como um reflexo crítico e caricato da realidade laboral docente.
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LARISSE FERREIRA DE ALCÂNTARA LIMA
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Paráfrase: uma análise textual-discursiva em redações de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de Beberibe-CE
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Data: 01/12/2023
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O trabalho tem como objetivo analisar a paráfrase, como recurso de produção textual, nas redações do “Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!” produzidas por estudantes dos terceiros anos das quatro (04) escolas estaduais de Beberibe/CE, no ano de 2021. A pesquisa propõe identificar os planos parafrásticos locutivo, referencial, pragmático e simbólico de Fuchs (1982) nas redações dos participantes do “Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!”; além de investigar de que forma a paráfrase pode contribuir para a construção de sentidos no texto, para a formação da defesa de posicionamentos e para a construção da autoria e comparar o recurso parafrástico construído em redações avaliadas com médias abaixo de 500 pontos e redações avaliadas com médias acima de 800 pontos do “Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!”. Para isso, o estudo parte das definições de paráfrase para Fuchs (1982, 1985), Ilari e Geraldi (1987), Orlandi (1999), Sant’ Anna (2003), Koch e Elias (2016), dos conceitos de memória para Pêcheux (1975) e da Cartilha do Participante do Enem (2020) disponibilizada pelo certame. Inicialmente o corpus foi composto por quarenta (40) textos das quatro (04) escolas estaduais de Beberibe/CE que participaram do concurso. Diante desse quantitativo, houve a divisão do corpus em dois grupos: textos avaliados com médias abaixo de 500 pontos e textos avaliados com médias a partir de 800 pontos. Posto isso, obtiverame-se vinte (20) textos com médias a partir de 800 pontos e dez (10) textos com médias abaixo de 500 pontos, números correspondentes aos grupos de análise, e os dez (10) textos com médias de 500 a 700 pontos que foram considerados a fim de compará-los com os textos que apenas apresentaram tentativas de construções parafrásticas. Tendo em vista as cinco temáticas disponibilizadas pelo concurso, o participante deveria escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre a proposta solicitada, que apresentasse tese e argumentos consistentes. Diante disso, percebeu-se a utilização de ideias contidas nos textos motivadores escolhidos pelo certame por meio de paráfrases linguísticas ou discursivas e constatou-se que os textos com médias a partir de 800 pontos apresentavam, em sua maioria, um discurso a partir da reformulação de um já-dito, sendo a avaliação positiva, pois contribuiu para a autoria textual e, sobretudo, para a defesa de posicionamentos; já nos textos com médias abaixo de 500 pontos, observou-se, em sua maioria, tentativas de paráfrases no plano locutivo ou referencial a partir dos textos motivadores, o que comprometeu a sua avaliação, principalmente, por considerar textos com ideias contraditórias e por vezes incoerentes.
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WALNYSSE MARIA RODRIGUES GONÇALVES
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Análise das práticas hipertextuais de transformação do conto Cupido e Psiquê de Apuleio para o Teatro de Bonecos
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Data: 06/12/2023
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Esta dissertação tem como tema o estudo os recursos intertextuais como práticas discursivas planejadas para a construção de sentidos, com foco nas práticas hipertextuais de transformação do mito de Cupido e Psiquê para o teatro de bonecos. Para tanto, buscou-se analisar as relações intertextuais utilizadas pelo grupo Paideia, nas práticas hipertextuais de transformação do mito clássico, contido na obra O asno de Ouro, de Apuleio, para a peça Psiquê e Eros. Desde 2002, o grupo Paideia tem se dedicado à adaptação de textos clássicos gregos e latinos para a encenação no teatro de bonecos. Esse ofício envolve práticas discursivas de modo bastante particular; uma vez que se trabalha com traduções de textos gregos e romanos, em seu texto original, e, a partir deles, cria-se um novo texto, valendo-se de recursos intertextuais, referenciais e alusões, como práticas planejadas para a construção de sentidos de texto. Para a análise desses elementos, inicialmente, foram realizadas revisões da literatura acerca das noções de texto, textualidade e intertextualidade. Visando à compreensão desse fenômeno como prática discursiva textual, ancoramo-nos nos estudos de Cavalcante (2021), Cavalcante e Brito (2011; 2012), Koch (1985, 1991, 1994, 1997a, 1997b, 2023), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), delimitando nossas análises com base nos estudos de Nobre (2014), Faria (2014) e Carvalho (2018), mas, antes, retomamos às pesquisas pioneiras sobre intertextualidade de Genette (2010), Piègay-Gros (2010), Sant’Anna (2003). Partimos do pressuposto de que as adaptações do grupo são, de acordo com Genette (2010), hipertextos da obra clássica O asno de Ouro, seu hipotexto, e que o uso das intertextualidades nas peças, em seus aspectos textuais, é uma estratégia discursiva planejada pelo Paideia que visa à adequação do texto a contextos distintos e alcance dos propósitos pretendidos. Assim, o corpus foi composto por 9 hipertextos (roteiros) da peça Psiquê e Eros, produzidos pelo grupo Paideia para encenação em tempo, espaço e público diferentes. A análise foi dividia em três momentos distintos: a) análise da prática hipertextual do grupo, quanto às técnicas de transformação e parâmetros intertextuais utilizados na construção dos hipertextos. b) análise comparativa de cenas em contextos diferentes; e c) análise dos recursos intertextuais. A partir dessa articulação procuramos descrever o processo de criação dos textos adaptados de Psiquê e Eros; analisar os parâmetros intertextuais utilizados na construção dos hipertextos do grupo; mapear os fenômenos intertextuais e referenciais utilizados no texto adaptado e suas readaptações para diversos contextos de apresentação; e, por fim, identificar o propósito comunicativo das relações entre textos estabelecidas. Ao término de nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que a relação estabelecida entre o hipotexto e as diversas práticas hipertextuais do grupo Paideia permitem não apenas a contação do mito, que tem servido de hipotexto para diversas práticas hipertextuais e hiperestéticas, nos últimos séculos, mas convida, a partir de excertos textuais dialógicos, a participação ativa do interlocutor no processo de construção de significados. São essas inserções intertextuais, estritas e amplas, que atribuem o caráter subversivo ao hipertexto do Paideia.
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CRISNA BATISTA DA SILVA FERREIRA
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POLÍTICAS E PLANEJAMENTOS LINGUÍSTICOS PARA A PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE.
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Data: 15/12/2023
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Timor-Leste é um país localizado no sudeste da Ásia, que possui uma rica diversidade linguística devido à sua história colonial e à miscigenação cultural. Após sua independência de Portugal, em 1975, e a subsequente invasão e anexação pela Indonésia, Timor-Leste passou por um longo período de luta pela autodeterminação. Neste estudo, são analisadas as políticas linguísticas adotadas pelo governo de Timor-Leste pósindependência, bem como os planejamentos linguísticos desenvolvidos para promover a valorização e preservação da língua portuguesa no país. Além disso, serão levados em consideração os aspectos sócio-históricos, pluriculturais e multilíngues que influenciam essa situação. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a valorização e o fortalecimento da língua portuguesa em Timor-Leste, por meio da discussão e análise das políticas linguísticas e planejamento linguísticos em vigor no país. Para esse propósito, procuramos também analisar as políticas linguísticas de promoção em Timor-Leste e como elas viabilizam ou dificultam a promoção da língua portuguesa no país. Busca-se igualmente identificar os desafios enfrentados na implementação de políticas linguísticas e planejamentos linguísticos para a promoção da língua portuguesa em Timor-Leste, assim como apresentar os impactos conseguidos através das políticas linguísticas de promoção do português. Por fim, temos a intenção de avaliar o impacto das políticas e dos planejamentos linguísticos implementados na promoção da língua portuguesa em Timor-Leste. Diante disso, entrevistamos timorenses, residentes e não residentes (no Brasil), explorando questões como o uso e a importância percebida do português, as experiências de aprendizado da língua, os desafios enfrentados na implementação das políticas linguísticas, e os avanços percebidos na promoção do português em relação às línguas nacionais. Também analisamos algumas políticas linguísticas oficiais para a promoção da língua portuguesa em Timor-Leste, a saber: Constituição da República Democrática de Timor-Leste, promulgada em 2002, que estabelece o português e o tétum como línguas oficiais do país, reconhecendo a importância da língua portuguesa e do tétum como línguas de comunicação, e a Lei n.º 14/2008, de 29 de Outubro (Lei de Bases da Educação), que estabelece as principais orientações para o sistema educativo timorense. No que diz respeito à língua, a lei determina que o português é a língua oficial de ensino e que deve ser promovida em todos os níveis de educação. Estas políticas linguísticas refletem um esforço do governo timorense para promover a língua portuguesa em território timorense. Desse modo, entre os resultados das análises realizadas, destacamos o esforço do Estado timorense na promoção do português no movimento pós independência do país, a importância da promoção das línguas oficiais e nacionais, bem como da cultura timorense, a realidade desafiadora do multilinguismo timorense e a hibridização do português para se manter presente na comunidade timorense.
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RITA DE CÁSSIA SAMPAIO ALVES DE SOUSA
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REFLEXÕES SOBRE ABORDAGENS GRAMATICAIS EM PROVAS DE VESTIBULARES
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Data: 15/12/2023
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Este trabalho tem como objetivo refletir acerca das concepções de gramática implicitamente assumidas em provas de vestibulares. Acreditamos que alguns exames vestibulares assumem diferentes concepções de gramática, o que constrói perfis de questões para ingresso em cada instituição de ensino superior; esses diferentes perfis, torna incoerente a ênfase que a educação básica historicamente concede a uma única visão de gramática — a teórica. A fim de testarmos essa hipótese, procedemos à análise de provas — 11 no total — para ingresso nas seguintes instituições públicas de ensino superior do Estado do Ceará: Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Esta pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratória, com coleta de dados documental. O método utilizado para proporcionar as bases lógicas para a investigação é o método hipotético dedutivo. As 104 questões constitutivas de nosso corpus foram analisadas em conformidade à tipologia gramatical proposta por Travaglia (2009), para o qual o trabalho com gramática pode assumir como foco a Gramática teórica, a Gramática de uso, a Gramática Reflexiva e a Gramática Normativa. Constatamos que a gramática normativa é preponderante na prova de língua portuguesa para ingresso aos cursos de graduação ofertados pela UVA, não havendo textos que atuem como suportes sintático-semânticos para questões gramaticais. As provas para ingresso aos cursos da URCA e da UECE apresentam diversificação no foco concedido à gramática: a de uso, a reflexiva, a teórica e a normativa se fazem presentes nas provas. Pudemos constatar que o foco concedido à gramática teórica na educação básica não se justifica como condição para ingresso em instituições de ensino superior.
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