Banca de QUALIFICAÇÃO: WALNYSSE MARIA RODRIGUES GONÇALVES

DISCENTE: WALNYSSE MARIA RODRIGUES GONÇALVES
DATA: 25/07/2022

O TEXTO EM SUAS RELAÇÕES DE COERÊNCIA: UM ESTUDO DAS RELEITURAS DE CLÁSSICOS GREGOS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO PAIDEIA

Linguística textual; Coerência; Releitura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente pesquisa tem como objetivo principal compreender os fatos linguísticos responsáveis pela construção de sentido nas adaptações/traduções de clássicos gregos, produzidas pelo grupo Paideia, de modo a refletir sobre como tais recursos propiciam a aproximação de públicos distintos, sócio-historicamente situados em diferentes espaços-tempos, de textos clássicos. A partir da experiência vivenciada no Grupo Paideia, na elaboração dos roteiros, produção das peças e atuação nessas, investigar-se-á as estratégias de intertextualidade e seu papel na construção da coesão-coerência nas adaptações de clássicos produzidos pelo grupo. Além disso, propõe-se discutir a transposição do teatro grego para o teatro de bonecos, que atua como veículo das adaptações produzidas, com ênfase no estudo da linguagem adotada, nas diversas versões textuais, descrevendo e analisando seu léxico constitutivo quanto às variações diatópicas, diastráticas e diafásicas. Visando à concretização de seus objetivos, este estudo realizará uma análise dos textos das peças “Psique e Eros", “Escolha de Páris” e Lisístrata” do grupo Paideia e suas reescritas com intuito de adequá-los a contextos e públicos diferentes. Para tanto, sua metodologia de pesquisa será dividida em quatro momentos, com abordagem qualitativa, abrangendo pesquisa bibliográfica, levantamento do corpus, elaboração de um quadro comparativo entre as diversas versões do mesmo texto e sua análise. Com a utilização desses instrumentos, sob a perspectiva da Linguística Textual e da Sociolinguística, pretende-se verificar como se constrói linguisticamente as adaptações/traduções de textos clássicos para as realidades nordestinas, despertando o interesse do público em geral, independente de sua faixa etária, classe social e escolaridade pelo clássico, ao mesmo tempo que proporciona discussões sobre temas político e sociocultural pertinentes na atualidade.

Interno - 2278993 - JOSE OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JUNIOR
Interno - 2130674 - KENNEDY CABRAL NOBRE
Presidente - 1531838 - LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 10:40