Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CÁSSIA SAMPAIO ALVES DE SOUSA

DISCENTE: RITA DE CÁSSIA SAMPAIO ALVES DE SOUSA
DATA: 25/07/2022
LOCAL: Google Meet

ENTRE O PESO DE UMA TRADIÇÃO COLONIAL AO TRABALHO COM A GRAMÁTICA NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL NA REALIDADE DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REGIÃO DA IBIAPABA – CEARÁ

Ensino de Língua Portuguesa; Gramática; Funcionalismo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Por muito tempo, o ensino de língua portuguesa esteve voltado para as camadas sociais mais privilegiadas, pautando-se primordialmente em uma perspectiva gramatical tida como a ideal, a mais indicada, já que uma boa parte dos discentes que frequentava a escola dispunha de uma variedade linguística próxima à variedade tida como padrão. No início da década de 80, com o desenvolvimento da ciência linguística, a crítica a esse tipo de ensino se estabeleceria com mais consistência. Na década de 90, houve uma maior preocupação em promover uma mudança na condução do ensino de gramática de modo a dar espaço a um ensino reflexivo da língua, observando o seu contexto de uso. A partir desses estudos, houve um avanço em relação a teorias e a documentos - como os PCNs e mais recentemente a BNCC - no tange à forma de compreender o ensino de língua portuguesa. No entanto, apesar dessas conquistas, tem-se como hipótese geral que o ensino de língua portuguesa ainda é voltado para um método descritivo, mecânico, com ênfase em nomenclaturas, que não privilegia reflexões, questionamentos, indagações. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender quais as concepções assumidas e metodologias adotadas por docentes lotados em Língua Portuguesa nas escolas públicas de ensino médio na crede 5 (região da Ibiapaba Ceará) e, principalmente, propor uma metodologia embasada na perspectiva linguística funcionalista com desenvolvimento de projeto piloto por meio de formação continuada. Assim, em um primeiro momento, serão compiladas pesquisas bibliográficas que versem sobre as mudanças pelas quais passou o ensino de língua portuguesa na história do Brasil – desde a reforma pombalina até a BNCC; os preceitos basilares do funcionalismo, além de teorias que concedam suporte para o ensino de gramática a serviço das habilidades de leitura e escrita. Após essa análise bibliográfica, será realizada uma pesquisa-ação - que consistirá em seis etapas - com professores de língua portuguesa atuantes em escolas de ensino médio da crede 05 (na região da Ibiapaba no estado do Ceará). Pretende-se, por meio dessa metodologia, estabelecer uma reflexão sobre a própria prática docente, e, a partir daí, desenvolver, juntamente com os envolvidos na pesquisa, um método de ensino de gramática que leve em consideração não só o aspecto estrutural do texto, mas todo o seu contexto comunicativo. Acredita-se que um ensino que leve em consideração esses aspectos proporcione de fato o desenvolvimento de competências comunicativas e que possibilite que o discente se torne um ser crítico e atuante na sociedade em que vive.

Interno - 1513602 - IZABEL LARISSA LUCENA SILVA
Interno - 2278993 - JOSE OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JUNIOR
Presidente - 1531838 - LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 10:33