Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSE FERREIRA DE ALCANTARA LIMA

DISCENTE: LARISSE FERREIRA DE ALCANTARA LIMA
DATA: 29/07/2022
LOCAL: GoogleMeet

Paráfrase: uma análise textual-discursiva em redações de estudantes pré-universitários de Beberibe-CE

Paráfrase; reformulação; autoria; redações.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente trabalho analisa como as paráfrases podem estar presentes nas redações do “Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!”, a partir dos planos locutivo, referencial, pragmático e simbólico de Fuchs (1982). O nosso estudo parte da definição de paráfrase para Fuchs (1982, 1985), Ilari e Geraldi (1987), Sant’ Anna (2003), Koch e Elias (2016), Pêcheux (1975), Orlandi (1999) e como suporte documental tem-se a Cartilha do Participante do Enem (2020). A partir da identificação das paráfrases nas redações estilo Enem, a pesquisa objetiva identificar como o uso das paráfrases podem contribuir para a construção de sentidos no texto, para a formação da defesa de posicionamentos e para a construção da autoria, tendo em vista as competências II e III do Enem.  Para isso, o corpus é composto por 160 redações das escolas estaduais de Beberibe/CE que participaram do “Concurso de Redação Enem: chego junto, chego a 1000!” em 2021. Tendo em vista as cinco temáticas disponibilizadas pelo concurso, o participante deve escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre a proposta solicitada, diante disso o que se percebeu foi a utilização de ideias contidas nos textos escolhidos pelo certame, seja por meio de paráfrases linguísticas ou discursivas. O problema é que esse tipo de construção dos textos motivadores, induz o participante a elaborar seu texto a partir do que foi disponibilizado, por receios de tangenciar o tema e comprometer sua nota o participante as utiliza. Percebe-se, então, que ao criar um discurso a partir da reformulação de já ditos a avaliação será positiva, pois irá contribuir para a autoria textual e, principalmente, para a defesa de posicionamentos; já os que utilizam paráfrases no plano locutivo ou referencial as avaliação é comprometida.

Externo ao Programa - 2417165 - ANTONIA SUELE DE SOUZA ALVES PEREIRA
Externo à Instituição - FLAVIA CRISTINA CANDIDO DE OLIVEIRA - UVA