MARCADORES EVIDENCIAIS NO TECNODICURSO DOCENTE EM FÓRUNS DE
DISCUSSÃO
Evidencialidade. Gramática Discursivo-Funcional. Tecnodiscurso.
Alinhada a teorias da Gramática Discursivo-Funcional, a evidencialidade é compreendida como a fonte da informação em determinada sentença. Assim, configura-se como uma importante estratégia discursiva para marcar as intenções, bem como a fonte da informação ou o modo como a informação foi obtida. Dada a fecundidade dos territórios de produções elaboradas on-line, o presente estudo objetiva a análise de como as marcas evidenciais contribuem para que o tecnodiscurso seja construído de forma estratégica para a veiculação das informações. Tendo em vista o suporte teórico da Gramática Discursivo-Funcional (GDF - HENGEVELD; MACKENZIE,2008), e a Análise do Discurso Digital (PAVEAU, 2017), a pesquisa analisa os tecnodiscursos docentes em fóruns de discussão dos cursos de Formação Continuada da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, na Plataforma AVACED- Ambiente Virtual de Aprendizagem, da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Desse modo, visa, de forma específica, à explicitação das marcas evidenciais presentes nas produções tecnolinguageiras e à compreensão dos efeitos de sentido construídos para finalidades comunicativas em discursos nativos digitais. A constituição do corpus justifica-se pela hipótese de que, dada a investigabilidade e relacionalidade presentes nos textos que ocorrem em ambientes digitais, em que os discursos são facilmente investigáveis e se compõem em relação direta com outros discursos, nos fóruns de discussão, há muitos textos construídos sem que a fonte seja o próprio autor, no sentido de garantir credibilidade ao que foi dito. Assim, os fóruns de discussão se constituem um espaço favorável para a manifestação da evidencialidade.