A construção da modalidade argumentativa polêmica sobre a covid-19 no Facebook
Modalidade Argumentativa Polêmica. Covid-19. Textos poligeridos. Textos monogeridos. Facebook.
Este trabalho tem como tema a modalidade argumentativa polêmica referente às temáticas vacinação e imunização para a covid-19 em interações no âmbito digital Facebook. Esta pesquisa objetiva investigar o funcionamento da modalidade argumentativa polêmica no espaço cibernético do Facebook, sob o gênero discursivo e ferramenta comentário, além da consideração de outros gêneros do discurso, tais como a notícia e o artigo de opinião. Trata-se, então, de uma pesquisa no formato de dissertação que se debruça na perspectiva teórico-metodológica da Teoria da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2017), partindo da sua premissa de que as práticas discursivas se dotam de argumentatividade, sendo esta não exclusiva de práticas consensuais e dos textos em que se defende uma tese apoiada em argumentos. A metodologia de pesquisa é de cunho descritivo e analítico acerca das interações comunicativas conflituosas no plano textual discursivo. Os discursos polêmicos se interligam no próprio ambiente virtual, conforme um discurso polêmico é retomado, isto é, compartilhado e difundido em outros ambientes digitais, convocando, desse modo, as diversas vozes da opinião pública no espaço dos comentários da rede social Facebook. A análise desses textos obedece a blocos de seu desmembramento: textos monogeridos, originados dos seus respectivos sites compartilhados no Facebook, e textos poligeridos, oriundos do gênero comentário a partir da respectiva rede social, com a finalidade de analisar como a polêmica se configura em cada um desses tipos de texto. Dentre os pontos que foram observados, destacamos, primeiramente, que tanto textos monogeridos quanto textos poligeridos podem apresentar argumentatividade conflituosa, sendo esta proposta pela teoria das modalidades argumentativas de Amossy (2017). Em segundo lugar, o espaço virtual de comentários (textos poligeridos) na referida rede social permite que seja práxis, proeminentemente, a ocorrência de desvios de tópico perante aquele que se apresenta na respectiva postagem, bem como argumentos reivindicatórios e generalizações por afirmações sem dados, além do recurso ao argumento ad hominem em sua maioria; enquanto em textos monogeridos há um regramento maior das teses defendidas pelo autor, ocasionando numa organização textual mais elaborada dos seus posicionamentos. Foi observado, também, por fim, que a polêmica no Facebook funciona orientada e contextualizadamente, subjazida por ferramentas discursivas e tecnológicas, sendo estas capazes de reorientar o modo de conversação dos actantes, e por dinâmicas sociais, por esses aspectos nodais corresponderem à emergência das mais novas formas de interação, cada vez mais difusas, como aquelas polêmicas.