AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS DA ESCOLA Dr. BRUNILO JACÓ (REDENÇÃO - CE)
Argumentação; Técnicas argumentativas; Produção de texto;
A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais as técnicas argumentativas estão presentes em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da escola Dr. Brunilo Jacó (Redenção - CE), produzidos a partir de prova simulada de redação estilo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para esse intuito, nossa pesquisa utilizará como base teórica a obra de Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014), responsáveis pela obra Tratado da Argumentação, da qual fazem um estudo descritivo, sistematizado e detalhado sobre as técnicas argumentativas, apoiados em estudos filosóficos-linguísticos. Além de Perelman e Tyteca (2014), nos apoiaremos nos trabalhos de Menezes (2011) e Garantizado Júnior (2015, 2016), que consideraram o uso das técnicas argumentativas no discurso político. A metodologia de nossa pesquisa propõe uma abordagem mista - qualitativa e quantitativa -, método hipotético-dedutivo e tem natureza exploratória. Propomos que nosso corpus seja composto por uma seleção de 100 redações dissertativo-argumentativas de alunos pré-universitários, produzidas no primeiro simulado de 2022, seguindo o critério de selecionar textos em que os resultados dos estudantes forem superiores ao nível III (120 pontos) das competências II e III da Matriz de Referências do Enem. A coleta e codificação dos textos serão realizadas a fim de elencar todas as ocorrências de técnicas argumentativas de cada uma delas e considerações sobre o uso de cada uma delas para que possamos utilizar nas nossas análises durante a execução da escrita da dissertação. Sendo assim, espera-se que o uso das técnicas argumentativas ocorra de acordo com o posicionamento que o candidato adotar em relação ao tema e para defesa de sua tese e, assim, o estudante tenderá a fazer uso de argumentos quase-lógicos como o de regra de justiça, comparação, sacrifício, vínculo causal, direção, pelo exemplo, os argumentos de autoridade e os argumentos pragmáticos.