Ethé de credibilidade e de identificação em discursos de posse presidencial
Discurso político; ethos de credibilidade; ethos de identificação; discurso de posse.
O objetivo dessa pesquisa é analisar a construção dos ethé de credibilidade e de identificação em discursos políticos de posse presidencial, considerando (i) as circunstâncias históricas e sociopolíticas que caracterizam os períodos políticos da República brasileira; (ii) os posicionamentos dos presidentes no espectro político-ideológico (esquerda, centro, direita); e (iii) as situações de continuidade de governo e de ruptura partidária ou democrática. A teoria
de base tem como referências os(as) autores(as) que entendem o ethos articulado às cenas de enunciação, porque projetado no ato de enunciação, tais como Amossy (2013a; 2013b; 2018), Maingueneau (2008; 2013b; 2015; 2018; 2020) e Charaudeau (2015). Como metodologia, baseamo-nos nas categorias de ethé de credibilidade e de identificação propostas por Charaudeau (2015). Em relação à abordagem, nossa pesquisa é caracterizada pelos tipos descritivo, qualitativo e explicativo, de análise de dados.