Banca de QUALIFICAÇÃO: MUNIRAH LOPES DA CRUZ

DISCENTE: MUNIRAH LOPES DA CRUZ
DATA: 26/05/2021

FENÔMENOS LINGUÍSTICOS VARIÁVEIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sociolinguística, Variação, Ensino de língua materna, Livro didático de Português.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Este trabalho versa sobre a investigação do ensino da variação e de fenômenos linguísticos variáveis em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. Esta pesquisa está fundamentada nos pressupostos da Sociolinguística e da Pedagogia da Variação Linguística para pensar um ensino de língua relevante quanto à heterogeneidade linguística do Brasil. Foram eleitos os fenômenos dos pronomes pessoais, da concordância verbal e da concordância nominal como foco de investigação na coleção Tecendo linguagens (OLIVEIRA & ARAÚJO, 2018). A escolha por esse corpus foi guiada pelo interesse em investigar a abordagem desses fenômenos linguísticos após publicação da BNCC (BRASIL, 2018a), documento de caráter normativo que prevê o ensino de variação no Ensino Fundamental – Anos Finais no currículo da disciplina de Língua Portuguesa. Objetivamos, também, na versão final deste trabalho, propor atividades de análise linguística sobre o fenômeno da variação de maneira contextualizada, como alternativa ao livro didático. Os resultados parciais desta dissertação em andamento nos mostram que os livros investigados, embora aprovados no PNLD 2020, ainda abordam os fenômenos linguísticos em uma perspectiva normativa, sem considerar o aspecto da variabilidade da língua. A análise de língua se dá de maneira tradicional, muitas vezes de maneira descontextualizada e pouco reflexiva acerca da variação na língua.

Externo à Instituição - BETÂNIA MARIA GOMES RAQUEL - Seduc-CE
Presidente - 1059371 - FABIO FERNANDES TORRES