O EMPREGO DE VERBOS E DE ADVÉRBIOS MODAIS NA DEFESA E NA SUSTENTAÇÃO DO PONTO DE VISTA EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Funcionalismo; Modalidade; Argumentação; Enem.
A presente pesquisa está situada no campo descritivo e no campo dos estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem de línguas, no âmbito da produção de texto, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, à medida que se propõe a investigar os aspectos formais e funcionais que caracterizam o emprego de verbos e advérbios modais na construção da argumentação em redações nota mil do Enem, descrevendo e analisando, integradamente, as propriedades contextuais, retóricas, interpessoais, representacionais e morfossintáticas que categorizam o emprego de verbos e advérbios modais na construção da argumentação em redações nota mil do Enem. Mais particularmente, sob o prisma do paradigma funcionalista, tendo grande atenção para os aspectos funcionais, situacionais e contextuais ou comunicacionais no uso da língua e tendo em vista o suporte teórico metodológico da Gramática Discursivo-Funcional (GDF - HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), estabelecemos um diálogo interdisciplinar entre os aspectos relacionados à diversidade linguística em diferentes níveis gramaticais e os aspectos sociais. Intenta-se colaborar com a prática do professor do Ensino Básico, que carece ainda de um olhar analítico-descritivo ao texto do estudante com vista a compreender as manobras realizadas quando do uso de modalizadores. Despertar no professor esse olhar pode gerar uma proposta de abordagem de tais elementos com vista à formação de produtores de texto mais conscientes do valor dessa estratégia linguística, especialmente quando atualizada em Redações do Enem, conforme o foco deste estudo.