Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEÂNIA MARTINS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEÂNIA MARTINS DE OLIVEIRA
DATA: 27/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A argumentação polêmica nos discursos das fake news sobre a pandemia de Covid-19


PALAVRAS-CHAVES:

Fake news; Pandemia; Covid-19; Polêmica; Análise do Discurso.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Notícias falsas, notícias fabricadas, boatos, rumores e fake news são expressões que ganharam espaço e destaque no vocabulário midiático. De forma repentina, implicaram numa avalanche de dúvidas, debates e sérias consequências no contexto pandêmico atual. Nessa perspectiva, a presente pesquisa pretende analisar o fenômeno fake news, ampliando o termo para o conceito de desinformação (TANDOC, 2019), na tentativa de identificar quais cenas de enunciação se fazem presentes e recorrentes nos discursos das fake news sobre a pandemia da Covid-19, bem como analisar o papel argumentativo dessas cenas no desenvolvimento desses discursos. Investigaremos, ainda, de que forma essas cenas, dotadas de papel argumentativo, podem influenciar na produção e circulação de conteúdos falsos nas mídias digitais. Nosso objetivo com este trabalho pode ser, então, sumarizado na busca por responder à pergunta: qual o papel argumentativo das cenas da enunciação nos discursos das fake news sobre a pandemia da Covid-19? Para isso, a pesquisa contará com as seguintes bases teórico-metodológicas: 1) com relação ao conceito de fake news e desinformação, utilizaremos Derosa (2019), Braga (2018), Tandoc (2019), Bucci (2018), Delmazo (2018) e Obercom (2018); 2) para tratar das cenas de enunciação, tomaremos como base Maingueneau (2005, 2006, 2013, 2015); 3) no que concerne à noção de argumentação, a partir do ponto de vista da Análise do Discurso, lançaremos mão das contribuições de Orlandi (1998) e Amossy (2010, 2012, 2020). A metodologia da pesquisa é descritiva e analítica, e serão tomados para a composição do corpus textos, publicados ou compartilhados em redes sociais digitais, considerados falsos pelas agências especializadas em checagem de fatos, especificamente: Agência Lupa, Fato ou Fake e Boatos. org . Ademais, objetiva-se, com essa pesquisa, mesmo que de forma inicial, fomentar o diálogo acerca das fake news/da desinformação, tendo como referência o estudo das cenas da enunciação e da argumentação, a partir de perspectivas oriundas da Análise do Discurso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2130674 - KENNEDY CABRAL NOBRE
Externo ao Programa - 1553911 - LIA RAQUEL VIEIRA DE ANDRADE
Interno - 1249292 - MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS
Presidente - 1536815 - OTAVIA MARQUES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 10/05/2021 12:13
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1