Intertextualidade como recurso para a construção da modalidade argumentativa polêmica sobre a Covid-19
Modalidade argumentativa polêmica; intertextualidade; derivação e copresença
Este trabalho tem como tema a modalidade argumentativa polêmica referente à vacinação para a Covid-19 no âmbito digital Facebook. Esta pesquisa objetiva investigar o funcionamento da modalidade argumentativa polêmica com vistas ao critério de análise intertextualidade no âmbito cibernético do Facebook, sob o gênero discursivo e ferramenta comentário, no que tange às interações conflituosas que se pautam na temática da vacina para a Covid 19. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento que se debruça nas perspectivas teórico-metodológicas da Linguística Textual em consonância com as da Análise da Argumentação no Discurso (AMOSSY, 2017) e com as da Análise do Discurso Digital (PAUVEAU, 2017). A pesquisa ainda intenciona discutir aspectos sociais importantes que atuam como forças-motrizes para a discursivização na web. O diálogo entre essas perspectivas de estudo da linguagem se faz pertinente, pois é necessário analisar os múltiplos elementos que estruturam a polêmica, desde aqueles caros à sua conceitualização até aqueles que são próprios dos ecossistemas tecnológicos que a abarcam, como por exemplo a própria plataforma Facebook. A metodologia de pesquisa é de cunho analítico e descritivo acerca das interações comunicativas no plano textual discursivo. Desse modo, sob a finalidade de reforçar os estudos (inter)textuais e discursivos na web sob o gênero comentário, é revelada a coconstrução das práticas conflituosas no nível da polêmica. Foi observado que a polêmica no Facebook funciona orientada e contextualizadamente, subjazida por ferramentas tecnodiscursivas e por determinantes sociais, por esses aspectos corresponderem à emergência das mais novas formas de interação, cada vez mais difusas, como aquelas polêmicas.