A VARIAÇÃO LINGUISTÍCA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Língua Portuguesa. Língua Materna. Variação linguística. Ensino.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem que o livro didático “Geração Alpha” confere à variação linguística, uma vez que se trata de parte fundamental do fazer pedagógico nas escolas brasileiras, que será guiado, em grande partem pelos conceitos e perspectivas teóricas mobilizadas pelos autores do livro. Dessa forma, a relevância científica deste estudo encontra-se na necessidade de se compreender como o livro didático lida com a variação linguística, e a necessidade de se repensar constantemente as práticas pedagógicas que envolvem este tema, que considerem o conhecimento linguístico prévio do aluno, valorizando assim, as variedades linguísticas que já dominam enquanto falantes nativos da língua portuguesa. Para a realização desse estudo, apoiamo-nos nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, iniciada por Labov (1972), fundamentados na relação entre língua e sociedade e nas contribuições para o ensino de língua materna e em estudiosos como Bortoni – Ricardo (2004, 2005,2014), Marcos Bagno (2002, 2007, 2011, 2013,2017), dentre outros. Os resultados preliminares revelam que o livro traz o conceito de norma-padrão, mas não faz qualquer tipo de reflexão a respeito do termo. O material também carece de um reforço teórico que enalteça a compreensão do aluno sobre várias questões que envolvem os estudos linguísticos, como por exemplo sobre a pluralidade de língua existentes no Brasil e sobre a contribuição significativa de outros povos (além dos índios e africanos) para a nossa língua. Há também a necessidade de uma reflexão clara sobre o preconceito linguístico que possibilite professores e alunos refletirem, no ambiente escolar, sobre a língua em uso. Ademais, a proposta de ensino parte de polarizações linguístico-sociais: certo e errado, padrão e não padrão, culto e caipira, assumindo a norma padrão da língua para, a partir dela, conceituar as demais como sendo desprestigiadas e caipiras.