ABORDAGENS GRAMATICAIS EM PROVAS DE VESTIBULAR: REFLEXÕES.
gramática; língua portuguesa; exames vestibulares.
Este trabalho tem como objetivo refletir acerca das concepções de gramática implicitamente assumidas em provas vestibulares. Visto que a Base Nacional Comum (MEC, 2017) aponta a capacidade de estabelecer comparação entre o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais como uma das habilidades a serem alcançadas durante o ensino médio, indagamos se as questões cujo foco são conhecimentos gramaticais em provas vestibulares requerem essa habilidade. Para a realização da pesquisa, constituímos um corpus de 11 provas, referente a processos seletivos para universidades públicas localizadas no estado do Ceará que realizam processos de ingresso próprios: Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Esta pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratória, com coleta de dados documental. O método utilizado para proporcionar as bases lógicas para a investigação é o método hipotético dedutivo. Para a análise das 103 questões que selecionamos por focalizarem gramática, procedemos à catalogação de tais conforme a tipologia proposta por Travaglia (2009), para o qual o trabalho com gramática pode assumir como foco o uso, a reflexão, a teoria e a normatividade. Constatamos que, enquanto as provas da UECE e as da URCA contém questões diversificadas quanto ao tipo de concepção de gramática – a de uso, a reflexiva e a teórica –, as provas da UVA contém apenas os subtipos teóricos. Em relação à habilidade de comparação do tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, constatamos que não há questões formuladas com base nesse viés. Apesar de não termos encontrado questões que envolvam as variedades da língua portuguesa, percebemos um avanço significativo no predomínio da Gramática de Uso; entendemos que esse é um indício para o alcance da criticidade sobre a teorização e a normatividade, a fim de que se chegue à habilidade de estabelecer comparações entre modelos de gramática