Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA KAROLINE OLIVEIRA DE SOUSA

DISCENTE: ANTONIA KAROLINE OLIVEIRA DE SOUSA
DATA: 12/12/2023
LOCAL: Google Meet

Práticas intertextuais hiperestéticas em pinturas e esculturas que trazem Iracema: lenda do Ceará como hipotexto

Práticas Intertextuais Hiperestéticas. Parâmetros intertextuais. Iracema.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa versa sobre o fenômeno da intertextualidade para além do texto verbal, mais especificamente, sobre práticas intertextuais hiperestéticas que transformam a obra literária Iracema: lenda do Ceará, de José de Alencar, em esculturas e pinturas, e tem por objetivo principal refinar o quadro teórico-metodológico apresentado por Silva (2016) a partir dos parâmetros intertextuais propostos por Nobre (2014). Para tanto, recorremos, como aporte teórico de nosso estudo, aos trabalhos de Genette (2010), Nobre (2014) e Silva (2016). A respeito do corpus, esse é composto por cinco pinturas e cinco esculturas que trazem como hipotexto o referido romance alencarino. Com relação às pinturas, tivemos como critério de escolha o nível de notoriedade da obra ou de seu autor, bem como analisamos, uma obra de autoria de um artista cearense, duas de autoria brasileira (mas não cearense) e duas de autoria internacional. Referente às esculturas, são analisadas aquelas que fazem parte do Roteiro turístico “Caminhos de Iracema”, idealizado pelo turismólogo Gerson Linhares e importante equipamento cultural da capital cearense. Ademais, a pesquisa caracteriza-se por sua natureza teórica e tem uma abordagem qualitativa. Para mais, as análises preliminares revelaram que as esculturas e as pinturas adaptam passagens tanto de natureza narrativa como descritiva do texto fonte. Tal reconhecimento é possibilitado pela leitura de elementos linguísticos/discursivos, plásticos e icônicos presentes em cada obra e pela manutenção de referentes do hipotexto. A respeito dos parâmetros intertextuais, foi constatado, no que diz respeito ao parâmetro funcional, que, tanto nas esculturas como nas pinturas, são mais recorrentes relações de captação para a convergência, uma vez que os novos textos não subvertem o texto original; no que diz respeito à hierarquia do parâmetro constitucional, no parâmetro composicional, são mais observadas relações de derivação, uma vez que o novo texto é formado integralmente pelo hipotexto e este não figura apenas como um fragmento em um texto maior; no parâmetro formal, são averiguadas adaptações da obra original; no parâmetro referencial, é flagrado um maior grau de explicitude, em especial, pela presença do nome da personagem-título da obra original figurar em quase todos os títulos dos novos textos. Por fim, no parâmetro estilístico, foi observado que os hipertextos foram produzidos sob influência de escolas tanto tradicionais como vanguardistas.

Presidente - 2130674 - KENNEDY CABRAL NOBRE
Interno - 1531838 - LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUES