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Banca de DEFESA: WALNYSSE MARIA RODRIGUES GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALNYSSE MARIA RODRIGUES GONÇALVES
DATA: 06/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Mestrado
TÍTULO:

Análise das práticas hipertextuais de transformação do conto Cupido e Psiquê de Apuleio para o Teatro de Bonecos


PALAVRAS-CHAVES:

práticas hipertextuais, parâmetros intertextuais, intertextualidades estritas, intertextualidades amplas.


PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta dissertação tem como tema o estudo os recursos intertextuais como práticas discursivas planejadas para a construção de sentidos, com foco nas práticas hipertextuais de transformação do mito de Cupido e Psiquê para o teatro de bonecos. Para tanto, buscou-se analisar as relações intertextuais utilizadas pelo grupo Paideia, nas práticas hipertextuais de transformação do mito clássico, contido na obra O asno de Ouro, de Apuleio, para a peça Psiquê e Eros. Desde 2002, o grupo Paideia tem se dedicado à adaptação de textos clássicos gregos e latinos para a encenação no teatro de bonecos. Esse ofício envolve práticas discursivas de modo bastante particular; uma vez que se trabalha com traduções de textos gregos e romanos, em seu texto original, e, a partir deles, cria-se um novo texto, valendo-se de recursos intertextuais, referenciais e alusões, como práticas planejadas para a construção de sentidos de texto. Para a análise desses elementos, inicialmente, foram realizadas revisões da literatura acerca das noções de texto, textualidade e intertextualidade. Visando à compreensão desse fenômeno como prática discursiva textual, ancoramo-nos nos estudos de Cavalcante (2021), Cavalcante e Brito (2011; 2012), Koch (1985, 1991, 1994, 1997a, 1997b, 2023), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), delimitando nossas análises com base nos estudos de Nobre (2014), Faria (2014) e Carvalho (2018), mas, antes, retomamos às pesquisas pioneiras sobre intertextualidade de Genette (2010), Piègay-Gros (2010), Sant’Anna (2003). Partimos do pressuposto de que as adaptações do grupo são, de acordo com Genette (2010), hipertextos da obra clássica O asno de Ouro, seu hipotexto, e que o uso das intertextualidades nas peças, em seus aspectos textuais, é uma estratégia discursiva planejada pelo Paideia que visa à adequação do texto a contextos distintos e alcance dos propósitos pretendidos. Assim, o corpus foi composto por 9 hipertextos (roteiros) da peça Psiquê e Eros, produzidos pelo grupo Paideia para encenação em tempo, espaço e público diferentes. A análise foi dividia em três momentos distintos: a) análise da prática hipertextual do grupo, quanto às técnicas de transformação e parâmetros intertextuais utilizados na construção dos hipertextos. b) análise comparativa de cenas em contextos diferentes; e c) análise dos recursos intertextuais. A partir dessa articulação procuramos descrever o processo de criação dos textos adaptados de Psiquê e Eros; analisar os parâmetros intertextuais utilizados na construção dos hipertextos do grupo; mapear os fenômenos intertextuais e referenciais utilizados no texto adaptado e suas readaptações para diversos contextos de apresentação; e, por fim, identificar o propósito comunicativo das relações entre textos estabelecidas. Ao término de nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que a relação estabelecida entre o hipotexto e as diversas práticas hipertextuais do grupo Paideia permitem não apenas a contação do mito, que tem servido de hipotexto para diversas práticas hipertextuais e hiperestéticas, nos últimos séculos, mas convida, a partir de excertos textuais dialógicos, a participação ativa do interlocutor no processo de construção de significados. São essas inserções intertextuais, estritas e amplas, que atribuem o caráter subversivo ao hipertexto do Paideia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA LIMA DE CARVALHO - IFPI
Presidente - 2130674 - KENNEDY CABRAL NOBRE
Interno - 1249292 - MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS
Interno - 1536815 - OTAVIA MARQUES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 08/11/2023 17:49
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