A construção discursiva da imagem do presidente Lula em mensagens de WhatsApp durante a campanha eleitoral de 2022
Discurso; WhatsApp; campanha eleitoral; significado identificacional
O presente projeto tem como objetivos analisar a construção discursiva da imagem do presidente Lula em mensagens de WhatsApp durante a campanha eleitoral de 2022, bem como descrever peças da web (memes, prints e textos) compartilhadas no WhatsApp no período do segundo turno da eleição à presidência da república ocorrida em 2022, em grupos organizados a partir das categorias identidades e diferenças (FAIRCLOUGH, 2003 apud RESENDE; RAMALHO, 2013), do significado identificacional; identificar os modos de operação da ideologia mobilizados nas peças da web, considerando os tipos que são usados para marcar as diferenças e os tipos que são usados para a construção de uma identidade; analisar as práticas que contextualizam sócio, cultural, histórica e ideologicamente a produção dos textos analisados (significado acional). A Análise de Discurso Crítica, com base em Fairclough (2019) e Fairclough e Chouliaraki (2003), fundamentará tanto a construção teórica quanto metodológica. Os textos analisados serão coletados através da ferramenta “Monitor de WhatsApp” desenvolvida pelo professor Fabrício Benevenuto de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com o objetivo de, em sua pesquisa, acompanhar e verificar a veracidade de notícia” compartilhadas pelo WhatsApp. A ferramenta mostra as mensagens que foram compartilhadas e a seleção pode ser feita por pesquisa de data. Para a formação do nosso corpus, decidimos por delimitar o período que compreende do dia seguinte ao primeiro turno ao último do segundo turno das eleições presidenciais em 2022 (03/10/2022 - 31/10/2022).