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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO COSME ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO COSME ALVES
DATA: 10/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Guias do Participante do Enem e Análise do Discurso: uma visão comparativa das perspectivas de autoria, a partir das avaliações de redações nota mil 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do discurso. Autoria. Redação. Guia do Participante. ENEM.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo analisar como a competência III, parte dos critérios de avaliação da redação ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, contribui para os indícios de autoria e como são apresentados tais indícios em redações modelo ENEM que conseguiram pontuação máxima, disponibilizadas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para tanto, nos pautaremos na análise do discurso, desenvolvendo uma reflexão sobre a noção de autoria/autor. Tomaremos como base, principalmente, Orlandi (1999; 2001; 2002; 2006; 2007; 2020), Maingueneau (1997; 2008; 2010) e Possenti (1988; 2000; 2002; 2017). Metodologicamente, a pesquisa se apresenta com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com uso de um método hipotético-dedutivo e de natureza exploratória. Na etapa em que se encontra, a pesquisa tem como corpus 7 redações nota mil da edição ENEM 2019 e 7 redações da edição ENEM 2021. As redações usadas neste estudo foram coletadas no site do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, presentes na Cartilha do Participante, edições 2020 (com as redações de 2019) e 2022 (com as redações de 2021), não tendo sido utilizadas redações da edição de 2020, uma vez que não houve divulgação da Cartilha do Participante do ENEM 2021 (não conseguimos achar registros nos sites oficiais - o que garantiria a amostra de redações de 2020).  A partir de nossa hipótese principal atual, esperamos confirmar que a banca toma, como definição da autoria na produção do texto dissertativo-argumentativo do ENEM, a particularidade da condição da função-autor dada por Orlandi (2020). Para a banca do exame, o uso de informações do conhecimento prévio – o que podemos relacionar com a interferência da história (ORLANDI, 2020) - só contribuirá para denotar indícios de autoria se esse conhecimento for compreendido como produtivo. A partir daí, pode-se fazer relação com a particularidade do autor em Orlandi (2020), que afirma que esse “uso” deve ser “interpretável”, inscrever-se no interdiscurso e “historicizar” o que diz.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2130674 - KENNEDY CABRAL NOBRE
Interno - 1249292 - MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS
Presidente - 1536815 - OTAVIA MARQUES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 19:01
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