A VARIAÇÃO LINGUISTÍCA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Livro didático. Língua Portuguesa. Língua Materna. Variação linguística. Ensino.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento dado à variação linguística no livro didático “Geração Alpha”, bem como as concepções que professores e alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, do município de Pacatuba, têm sobre a língua. Considerando que o livro didático é uma parte fundamental da prática pedagógica nas escolas brasileiras e o tratamento da variação linguística no contexto escolar configura-se como um desafio para o professor, esta pesquisa buscar também promover reflexões sobre as práticas pedagógicas que envolvem este tema e fomentar práticas que valorizem o conhecimento linguístico prévio do aluno e as variedades linguísticas que já dominam como falantes nativos da língua. Nosso referencial teórico ancora-se nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, iniciada por Labov (1972), fundamentados na relação entre língua e sociedade, e da Sociolinguística Educacional e suas contribuições para o ensino de língua materna, sob a configuração da Pedagogia da Variação Linguística, conforme Bortoni – Ricardo (2004, 2005), Bagno (2002, 2007, 2011, 2013), Faraco (2007), Faraco, Zilles (2015), dentre outros.