OS RECURSOS MULTIMODAIS DAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO ESTILO ENEM E A CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS
Argumentação. Multimodalidade. Técnicas Argumentativas
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os recursos multimodais das propostas de redação estilo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) contribuem para o desenvolvimento das técnicas argumentativas em textos dissertativo-argumentativos, produzidos por estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Menezes Pimentel (Pacoti – CE), a partir de provas simuladas do Laboratório de Redação. Para isso, com relação às técnicas argumentativas, utilizaremos como base teórica Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014), em seu Tratado da Argumentação, que apontam para um estudo das técnicas argumentativas de forma descritiva e sistematizada. Com relação aos aspectos multimodais, utilizaremos os estudos de Kress e Van Leeuwen (2021), a partir da descrição da Gramática do Design Visual como método de análise da construção da intencionalidade de argumentos visuais em gêneros multimodais. A metodologia do nosso trabalho propõe uma abordagem mista, método hipotético-dedutivo e natureza exploratória. O corpus é composto por redações dissertativo-argumentativas dos estudantes matriculados no Laboratório de Redação, para análise da manifestação das técnicas argumentativas, e por 05 provas simuladas aplicadas para os estudantes, para análise dos recursos multimodais. Os resultados parciais apontam que os recursos multimodais das propostas de redação estilo Enem contribuem para o desenvolvimento das técnicas argumentativas nas redações dissertativo-argumentativas a partir do fornecimento de um aparato analítico imagético contribuinte para a construção de raciocínios argumentativos, os quais são materializados em técnicas argumentativas utilizadas pelos candidatos de acordo com o seu posicionamento em relação ao tema e para defesa de sua tese.