Banca de DEFESA: DOUGLAS WIGNER BRASIL MAIA COUTINHO

DISCENTE: DOUGLAS WIGNER BRASIL MAIA COUTINHO
DATA: 26/06/2023
LOCAL: Sala do Mestrado

AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS DA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ (REDENÇÃO-CE)

técnicas argumentativas; texto dissertativo-argumentativo; ENEM.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais as técnicas argumentativas estão presentes em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários da 3ª série da escola Dr. Brunilo Jacó (Redenção - CE), produzidos a partir de prova simulada de redação estilo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esse intuito, nossa pesquisa utilizou como base teórica a obra de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Além de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), nos utilizamo-nos os trabalhos de Menezes (2011) e Garantizado Júnior (2015, 2016), que consideraram o uso das técnicas argumentativas no discurso político. A metodologia de nossa pesquisa propõe uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa –, método hipotético-dedutivo e tem natureza descritiva. Propomos que nosso corpus fosse composto por uma seleção de 65 redações dissertativo-argumentativas de alunos pré-universitários da 3ª série, produzidas no primeiro simulado de 2022, seguindo o critério de selecionar textos em que os resultados dos estudantes fossem superiores ao nível III (120 pontos) das competências II e III da Matriz de Referências do Enem. A coleta e a codificação dos textos ocorreram a fim de elencar todas as 69 ocorrências de técnicas argumentativas e as considerações sobre o uso de cada uma delas. Sendo assim, neste resultado preliminar, percebemos que o uso das técnicas argumentativas ocorre de acordo com o posicionamento que o candidato adotar em relação ao tema e para defesa de sua tese e, assim, o estudante tenderá a fazer uso de argumentos quase-lógicos como o de regra de justiça, comparação e dos argumentos baseados na estrutura do real, como é o caso das técnicas de vínculo causal, os argumentos de autoridade e os argumentos pragmáticos.

Interno - 1379478 - CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Externo à Instituição - FLAVIA CRISTINA CANDIDO DE OLIVEIRA - UVA