Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CÁSSIA SAMPAIO ALVES DE SOUSA

DISCENTE: RITA DE CÁSSIA SAMPAIO ALVES DE SOUSA
DATA: 13/06/2023
LOCAL: Google Meet

A GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ: MEMORIZAÇÃO DE METALINGUAGEM OU COMPREENSÃO DA LÍNGUA EM USO?

Concurso Público. Prova de Língua Portuguesa. Conhecimentos Gramaticais. Funcionalismo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa tem como objetivo a descrição e a análise de provas de língua portuguesa de concursos destinados à seleção de candidatos aptos a assumir cargos no setor público do Estado do Ceará. A questão central concerne à perspectiva de “gramática” constante em tais seleções: se da língua em usos reais, ou meramente metalinguagem por metalinguagem. Observa-se que os Institutos, Fundações, Coordenadorias, Centros de Treinamentos – enfim, instituições contratadas para elaboração de provas de concurso – apresentam perfis diferentes de provas; e, em relação à gramática da língua portuguesa, parte-se da hipótese de que essas diferenças se explicam pelos distintos modos de pensar “gramática”. O interesse em investigar esse objeto se deu por motivos profissionais e pessoais. Dessa forma, enquanto professora da rede estadual do Ceará, foi possível observar que há ainda um ensino voltado quase que exclusivamente para a memorização de nomenclaturas e descrição de palavras. Como concurseira, pude constatar que algumas bancas organizadoras de concurso público abordavam questões gramaticais que se prendiam a mera identificação e classificação de termos – repetindo a mesma metodologia empregada pela escola. A fim de embasar a análise das questões de gramática da língua portuguesa, trabalha-se com dois conceitos centrais – a gramática em uso revelada em textos reais e metalinguagem desvinculada de usos reais. Para tanto, servirá de aporte teórico para esta pesquisa a perspectiva Linguística Funcionalista; especialmente, os trabalhos de Maria Helena de Moura Neves (2011, 2018, 2021). Também se estabelecerá diálogo com autores que discutem a diferença entre aula de gramática versus exercício de metalinguagem, a exemplo de Bagno (2012) e Antunes (2003, 2014). Em termos de recorte metodológico, opta-se pela descrição e análise de provas elaboradas por recrutadoras que, com frequência, são contratadas para a elaboração de provas para cargos públicos no Ceará; a saber: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN; Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Ceará – CCV; Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB; Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE; Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará – CEV/UECE. Pretende-se a descrição e a análise de 4 provas de Língua Portuguesa de cada recrutadora: IDECAM, CCV; IBID; CETREDE; CEV – o que totaliza 20 provas. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratória, com coleta de dados documental. O método utilizado para proporcionar as bases lógicas para a investigação é o método hipotético dedutivo. Em termos de organização da pesquisa, esta se dividirá nos seguintes capítulos: Introdução; A História dos Estudos Gramaticais; O ensino de gramática no Brasil: do período colonial à implantação da BNCC; Pressupostos funcionalistas para o para o trabalho com a Gramática; Metodologia; Descrição e Análise dos Dados; Palavras concludentes; Referências Bibliográficas.

Interno - 2278993 - JOSE OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JUNIOR
Interno - 2130674 - KENNEDY CABRAL NOBRE