Banca de DEFESA: ANA PRISCILA GUEDES CARVALHO

DISCENTE: ANA PRISCILA GUEDES CARVALHO
DATA: 23/06/2023
LOCAL: Google Meet

Atendimento Educacional Especializado Bilíngue. Educação linguística Docente. Políticas linguísticas. Surdo com deficiência.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O tema da pesquisa é: Atendimento Educacional Especializado Bilíngue. Pretendemos investigar em que medida a falta de políticas linguísticas para uma educação linguística bilíngue para docentes no Atendimento Educacional Especializado pode afetar a educação de estudantes Surdos com deficiência? Cogita-se a seguinte hipótese: Faz-se necessário a elaboração de programas de formação especializada de professores bilíngues, respeitosos às ideologias linguísticas comprometidas com as questões da comunidade Surda, para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes Surdos com deficiência. O objetivo geral é: Discutir políticas linguísticas para uma educação linguística bilíngue para docentes no Atendimento Educacional Especializado de estudantes Surdos com deficiência. Os  objetivos  específicos são: a) Discutir o conceito de bilinguismo e educação bilíngue e suas implicações político linguísticas; b) Descrever, de forma conceitual, o que é educação bilíngue de Surdos, buscando traçar o perfil da modalidade na escolarização de estudantes Surdos com deficiência; c) Identificar, a partir da Lei 14.191 de 2021, novas demandas e implicações da adição do termo “bilíngue” à prática do Atendimento Educacional Especializado para Surdos, considerando seus pressupostos e base ideológica; d) Analisar, a partir de estudos realizados pelas duas vertentes da educação de Surdos, bilíngue e especial, o perfil e atribuições do professor bilíngue para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes Surdos com deficiência; e) Discutir a formação linguística docente e o ensino bilíngue de alunos Surdos com deficiência, tendo em conta a relação da linguagem e pensamento, e da capacidade comunicativa e o desenvolvimento linguístico dos estudantes. A escolha por esse enfoque resulta da experiência docente no atendimento educacional especializado de estudantes Surdos. Como profissional da educação de Surdos há 12 anos, atuando tanto no ensino, quanto na interpretação-tradução, surgiram muitos questionamentos a respeito da garantia de educação escolar bilíngue para alunos Surdos com deficiência, TEA ou AH/S. As necessidades colocadas pela prática me instigaram à busca por adicionar à formação inicial, em Letras com habilitação em Libras, conhecimentos de especializações nas áreas da linguística aplicada na educação e Educação Inclusiva. A academia nos forma para o trabalho com crianças Surdas, porém, quando a questão linguística é comprometida por uma deficiência ou mais, somos convidados a refletir sobre as nossas próprias limitações. Do ponto de vista científico, nossa pesquisa é relevante por trata-se de um estudo teórico de grande relevância para as modalidades educacionais bilíngue específica de Surdos e especial, uma vez que pretendemos fornecer com esse estudo uma importante ferramenta de contribuição às discussões em torno da promoção de Políticas Linguísticas Educacionais voltadas para o respeito à identidade linguística dos alunos com deficiência pertencentes à comunidade Surda. Além de contribuir como incentivo para a organização de uma formação docente, em campos de atuação da Educação Especial, respeitosa às ideologias linguísticas comprometidas com as questões dessa comunidade.

Presidente - 3073470 - ALEXANDRE COHN DA SILVEIRA
Externo à Instituição - MARILENE CALDERARO DA SILVA MUNGUBA - UFC