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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES
DATA: 31/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ATOR DA ENUNCIAÇÃO CONSTRUÍDO NOS DISCURSOS DIGITAIS EM MEMES SOBRE O SUJEITO-PROFESSOR


PALAVRAS-CHAVES:

Ator da Enunciação. Discurso Digital. Meme. Semiótica Discursiva.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente dissertação  dedica-se à análise da constituição do Ator da Enunciação apoiado nos discursos dispostos em memes, na rede social Pinterest, sobre o cotidiano docente no segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021. As reflexões estenderão-se sob a orientação da Enunciação em espaços discursivos digitais, bem como ao abrigo da teoria Semiótica, sobretudo, da Semiótica Discursiva com a evidenciação dos aspectos temáticos e figurativos que constituem o Ator da Enunciação. Objetiva-se, portanto, neste estudo, (i)  analisar as regularidades na apresentação do Ator da Enunciação, de modo a investigar quais temas e figuras se mantêm constantes ou se variam nessa instância dos enunciados do corpus estudado; (ii) examinar como o sincretismo verbo-visual decorrente dos memes concorre, no nível discursivo, para constituição de figuras e temas que envolvem o sujeito-professor; (iii) suscitar a análise entre do gênero discursivo meme e as implicações analíticas da teoria semiótica, sobretudo, no nível discursivo  evidenciado as organizações temáticas e figurativas. Ao considerar o meme como parte integrante dos correntes modos de comunicação, enunciação e interação, assume-se o desvelo em constituir reflexões quanto a uma temática em progressiva exploração nos estudos semióticos. Nessa ambiência, os memes manifestam-se como objetos de análise promissores para entender como uma classe profissional é representada por meio desses discursos originários, sobretudo, de ambientes digitais. O elemento central para a estruturação deste estudo é analisar de que modo se configura o Ator da Enunciação, com base nos dados presentes nos discursos digitais em memes sobre o sujeito-professor. É preciso, portanto, não esquecer os percursos que serão adotados para chegar a tal fim. Convém lembrar que a ordenação do Ator da Enunciação acha-se recoberta pelo nível discursivo do Percurso Gerativo de Sentido. instalamos o percurso metodológico que norteará o roteiro de coleta e análise dos dados. Nessa parte, são propostas as abordagens de análise: (i) a microanálise de Strauss e Corbin (2008) auxiliando na categorização inicial dos dados; e (ii) a análise sob o pressuposto teórico do Percurso Gerativo de Sentido. Teremos também disposta uma demonstração de como funcionará a categorização e a análise ao abrigo dessas duas vertentes. Estima-se que nos memes sobre professores o Ator da Enunciação constitui-se temática e figurativamente a partir de organizações singulares pertencentes aos ambientes discursivos digitais, em virtude do teor humorístico, satírico e hiperbólico dos memes, com a expressiva presença de discursos que versam sobre desafios do fazer docente, com o agravante situacional da pandemia do Covid-19 (Sars-Cov-2). Logo, o Ator da Enunciação poderá estabelecer-se como um reflexo crítico e caricato da realidade laboral docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARILDE ALVES DA SILVA - NENHUMA
Presidente - 1536815 - OTAVIA MARQUES DE FARIAS
Externo à Instituição - RICARDO LOPES LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 13:37
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