Banca de DEFESA: RICARDO SANDRO CARNEIRO DE MESQUITA

DISCENTE: RICARDO SANDRO CARNEIRO DE MESQUITA
DATA: 27/01/2023
LOCAL: Sala 219, Bloco C, Campus das Auroras.

ENGENHARIA DIDÁTICA E SEQÜÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE PERPENDICULARIDADE E PARALELISMO DESTINADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL

Engenharia Didática. Sequência Fedathi. Construções Geométricas. Professor Investigador.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a partir da instituição a ele associada, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O caso estudado neste trabalho é da viabilidade e da reprodutibilidade da utilização conjunta da metodologia de pesquisa e investigação da qualidade e do próprio processo de ensino, conhecida como Engenharia Didática, juntamente com a metodologia de ensino conhecida por Sequência Fedathi, com o objetivo de desenvolvimento de capacidades investigativas e científicas para o docente e os discentes. A intervenção foi realizada em uma turma de oitavo ano de uma escola pública de ensino fundamental, na qual se utilizou e se desenvolveu ideias básicas de construções geométricas: perpendicularidade e paralelismo com régua e compasso. O foco nestes materiais provém da possibilidade de fácil acesso, o que possibilita a reprodução de estudos semelhantes em comunidades escolares mais carentes. A partir da utilização de tais materiais e da apresentação de conteúdos básicos à aula como: congruência de triângulos, noções básicas de circunferência e ângulos, aplicou-se a Sequência Fedathi, como metodologia de ensino focando-se no desenvolvimento científico do aluno e objetivando-se na construção de novos saberes e capacidades de raciocínio práticas. No entanto, a utilização desta metodologia foi planejada para ser incorporada às etapas da Engenharia Didática. Nestes termos, houve a necessidade de realizar um levantamento de hipóteses, a partir de estudos prévios do ambiente escolar e epistemológicos. Por sua vez, a validação deste trabalho, interna, subjetiva e sem fatores quantitativos, é oriunda da natureza da Engenharia Didática, e vem especialmente de análises dos registros pós-intervenção didática, a partir de comparações com as hipóteses levantadas. Basicamente, incorporou-se as seguintes etapas da Engenharia Didática à Sequência Fedathi: a análise prévia, que analisa as dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas, que são feitas a partir de uma série de questionamentos ao docente atuante na turma para conhecer as características específicas do ambiente escolar; a concepção e análise das possíveis situações didáticas, em termos das informações obtidas na etapa anterior; a experimentação, a partir do registro das aulas realizadas, por gravação e de fotos dos trabalhos realizados pelos alunos e análise pós-realização da intervenção. Na sequência, analisaram-se todos os registros ocorridos em sala de aula para ser comparado com o que foi hipotetizado no contrato didático e no planejamento da Sequência Didática. Os principais resultados provenientes da etapa de validação elucidam a viabilidade da utilização destas metodologias em conjunto, pois ambas desenvolvem ações importantes voltadas à aprendizagem e tem potencial de monitorar permanentemente os resultados da construção do saber, a partir da autocrítica das suas escolhas didáticas. Desta forma, entende-se que a utilização de metodologias com características inovadoras e de natureza mais científica devem ser estimuladas tanto para os alunos, a partir de toda a comunidade escolar, quanto para os docentes, a partir de ações que os permitam desenvolver tais capacidades, como formações continuadas e ambientes escolares que forneçam a estrutura necessária para a realização de tais atividades.

Presidente - 1518608 - ANTONIO ALISSON PESSOA GUIMARAES
Interno - 1963927 - DANILA FERNANDES TAVARES