Dissertações/Teses

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2023
Dissertações
1
  • RICARDO SANDRO CARNEIRO DE MESQUITA
  • ENGENHARIA DIDÁTICA E SEQÜÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE PERPENDICULARIDADE E PARALELISMO DESTINADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Data: 27/01/2023
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  • Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a partir da instituição a ele associada, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O caso estudado neste trabalho é a análise do uso dos princípios da Engenharia Didática, 1ª geração, e da Sequência Fedathi na mediação pedagógica em construções geométricas de perpendicularidade e de paralelismo destinadas ao ensino fundamental. A intervenção foi realizada em uma turma de oitavo ano de uma escola pública, na qual se utilizou e se desenvolveu ideias básicas de construções geométricas com régua e compasso. A partir da utilização de tais materiais e da apresentação de conteúdos básicos à aula como: congruência de triângulos, noções básicas de circunferência e ângulos, aplicouse a Sequência Fedathi, como metodologia de ensino focando-se no desenvolvimento do pensamento científico do aluno e da capacidade de construção de novos saberes matemáticos. Nestes termos, houve a necessidade de realizar um levantamento de hipóteses, a partir de estudos prévios do ambiente escolar e epistemológicos. Por sua vez, a validação deste trabalho, interna, subjetiva e sem fatores quantitativos, é oriunda da natureza da Engenharia Didática, e vem especialmente de análises dos registros pós-intervenção didática, a partir de comparações com as hipóteses levantadas. Basicamente, utilizou-se das etapas da Engenharia Didática: a análise prévia, que analisa as dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas, que são feitas a partir de uma série de questionamentos ao docente atuante na turma para conhecer as características específicas do ambiente escolar; a concepção e análise das possíveis situações didáticas, em termos das informações obtidas na etapa anterior; a experimentação, onde foram utilizados os princípios da Sequência Fedathi como processo de mediação da aula e foram realizados os registro das aulas realizadas, por gravação e de fotos dos trabalhos realizados pelos alunos e análise pós-realização da intervenção. Na sequência, analisaram-se todos os registros ocorridos em sala de aula para ser comparado com o que foi hipotetizado no contrato didático e no planejamento da Sequência Didática. Os principais resultados provenientes da etapa de validação elucidam a viabilidade da utilização destas metodologias em conjunto para o conteúdo de geometria, pois ambas desenvolvem ações importantes voltadas à aprendizagem e tem potencial de monitorar permanentemente os resultados da construção do saber, a partir da autocrítica das suas escolhas didáticas. Desta forma, entendeu-se que a utilização de metodologias com características inovadoras e de natureza mais científica devem ser estimuladas tanto com foco para o desenvolvimento de saberes científicos para os alunos, a partir de toda a comunidade escolar, quanto para treinar docentes, a partir de ações que os permitam desenvolver tais capacidades, como formações continuadas e ambientes escolares que forneçam a estrutura necessária para a realização de tais atividades com o objetivo da análise da qualidade de suas aulas

2
  • JOÃO ARTHUR MAXIMIANO ALBUQUERQUE
  • O NÚMERO DE PRATA E A SEQUÊNCIA DE PELL: UM ESTUDO COMPARATIVO COM O NÚMERO DE OURO E A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI

  • Data: 27/03/2023
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  • Este trabalho apresenta um comparativo entre os números de ouro e de prata, bem como entre as sequências de Fibonacci e de Pell. Sabendo da importância do número de ouro e da sua íntima relaço com a sequÊncia de Fibonacci, não só para a Matemática, mas para outros campos do conhecimento humano. O presente trabalho tem como objetivo mostrar resultados semelhantes para o número de prata e a sequência de Pell, elencando propriedades e resultados que mostram quão significativo esse número também pode ser. Será mostrado que é  possível obter retângulos, razões, proporções, espirais, sequências e resultados transcendentes à Matemática envolvendo o número de prata de forma análoga ao número de ouro, obtendo outro número que pode despertar a curiosidade e o interesse em estudar essa ciência. Até mesmo pessoas que creem existir muitas barreiras na aquisição de conhecimentos matem´aticos ou não consigam identificar sua aplicabilidade, podem se sentir interessadas no assunto. O referido trabalho também serve como uma ferramenta para os docentes no desenvolvimento e enriquecimento de suas aulas, visto que muitos resultados presentes nesta dissertação podem ser abordados em várias áreas do conhecimento matem´atico, como a Álgebra, Aritmética, Matrizes e Recorrências, além da sugestão de atividade presente no final do trabalho. Discentes também podem usar este trabalho como fonte de consulta e motivação em busca de novos resultados para o número de prata ou até mesmo encontrar novos números com características semelhantes.

3
  • JOSE ALNEYR ALMEIDA GOMES
  • PROPOSTAS DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO MÉDIO

  • Data: 20/06/2023
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  • Esse trabalho tem o objetivo de oferecer propostas de construções geométricas para auxiliar o professor do ensino médio, através de uma sequência de construções e justificativas dos principais conceitos e entes matemáticos desenvolvidos passo a passo em consonância com os conteúdos programáticos da base nacional comum curricular (BNCC) para o ensino de geometria. Com esse trabalho espera-se oferecer ao professor da educação básica um material com sugestões de construções geométricas divididas nos três anos do ensino médio, com o intuito de trabalhar uma geometria mais construtiva que possibilite maior interação dos alunos com uma aprendizagem satisfatória e que consiga despertar a curiosidade dos discentes no entendimento dos diversos conteúdos geométricos que são ministrados muitas vezes com aulas tradicionais, expositivas e abstratas que provocam o desinteresse pela geometria. As construções e justificativas contidas no material são frutos de pesquisas bibliográficas nas diversas literaturas matemáticas.

4
  • PAULO CESAR FERREIRA VIANA
  • SISTEMA MASSA-MOLA E SUAS PROPRIEDADES: UM ESTUDO ANALÍTICO VIA ÁLGEBRA LINEAR

  • Data: 10/08/2023
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  • Mediante as inúmeras aplicações do movimento harmônico simples, o presente trabalho tem a pretensão de avaliar, de forma individual, o sistema massa-mola, conceituando e caracterizando-o de forma explícita através da modelagem matemática que assume papel preponderante na exibição de suas equações. Para isso, recorremos ao uso das equações diferenciais, chegando a uma função que descreva este sistema. Utilizamos também conceitos oriundos da álgebra linear, como os conceitos de autovalor e autovetor. Dessa forma, modelamos e resolvemos o problema do oscilador harmõnico simples, utilizando-se conceitos da álgebra abstrata e um pouco de cálculo avançado, de maneira que o leitor já traga consigo alguma familiaridade com os mesmos, para que possa aproveitar melhor a leitura. Apresentamos teoremas que garantem tanto a existência, quanto a unicidade das soluçõoes dos sistemas de equações diferenciais usadas na modelagem. Além disso, mostramos os principais fatos sobre a estrutura das soluções de tais sistemas. Exibimos tamb´em as soluções de sistemas lineares de equações diferenciais homogêneas com coeficientes constantes, fazendo a generalização das soluções por exponenciais de matrizes. Apresentamos a solução e na sequência damos a classificação de tais soluções para alguns casos de acordo com o tipo de autovalor. Assim sendo, fizemos o estudo para o oscilador livre de amortecimento, para o oscilador amortecido e para o oscilador subamortecido, etc.

5
  • ENIO MARCIO SA MACIEL
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

  • Data: 18/08/2023
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  • O objetivo deste trabalho é mostrar aos docentes de Matemática a importância de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para alunos do Ensino médio, por meio da aprendizagem significativa, de maneira particular, pelo uso do laboratório de Matemática. Para isto, são apresentados os índices dos desempenhos dos alunos em Matemática no Brasil, além de concepções de alguns estudiosos; e por fim trabalhos experimentados com os alunos no formato de oficinas, tentando assim dimensionar as deficiências e dificuldades, bem como as possíveis contribuições que os professores podem trazer para um letramento matemático otimizado e eficiente.

6
  • ANTONIO CARLOS PEREIRA DE FREITAS
  • TEOREMA FUNDAMENTAL DA ARITMÉTICA E APLICAÇÕES

  • Data: 24/08/2023
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  • Neste trabalho, apresentamos o Teorema Fundamental da Aritmética e aplicações. Iniciamos apresentando os conteúdos básicos necessários para a compreensão do Teorema Fundamental da Aritmética e o conhecimento necessário para entender as suas aplicações. No Teorema Fundamental da Aritmética é apresentado um breve contexto histórico do Teorema Fundamental da Aritmética, é enunciado e provado usando o principio da indução matemática e é apresentado aplicações que são consequências imediatas do teorema como: reformulação do Teorema de Euller, encontrar a forma do divisor de um número natural, a contagem dos divisores de um número natural, a somar e multiplicar os divisores de um número natural, calcular o MMC e o MDC conhecendo a forma fatorada do número natural. Apresentamos também algumas aplicações não imediatas do teorema como: determinar os fatores do fatorial de um número natural, determinar qual o menor inteiro deve-se multiplicar ou dividir a n√a , com a ∈ N, para ter como resultado um inteiro positivo, provar a irracionalidade de n√p, com p primo, e a irracionalidade de n√ p1m1 · p2m2  · ... · prmr  onde, mi < n para i = {1, 2, 3, ..., r} e pi para i = 1, 2, 3, ..., r primos; provar a irracionalidade do log2, mostrar uma relação entre coeficientes primos distintos de uma equação do 2º grau e raiz dupla, mostrar que alguns polinômios especiais não podem ter raízes inteiras positivas e por fim mostrar como funciona o processo de criptografia RSA e, na última sessão apresentamos as conclusões finais

7
  • DAVID DOS SANTOS DA COSTA
  • S3BIMAT: APLICATIVO WEB COMO INSTRUMENTO SIMULADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE EM AVALIAÇÕES EXTERNAS (SAEB/SPAECE) COM FOCO EM MATEMÁTICA

  • Data: 25/08/2023
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  • Na última década muitas mudanças e investimentos na educação têm sidos realizados mediante as informações obtidas a partir de avaliações externas. Por outro lado, as escolas têm buscado fazer a sua parte, para que seus alunos tenham bons resultados nessas avaliações. Isto inclui planejar suas ações, criar estratégias de incentivo, buscar novas metodologias de ensino e aprendizagem, ferramentas tecnológicas como o uso de computadores, tablets e smartphones com soluções digitais em jogos, aplicativos e plataformas na internet. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de apresentar um Aplicativo Web como instrumento simulador no processo de formação discente para avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), com foco em matemática. Deste modo, a ferramenta busca cobrir uma lacuna na etapa de preparação para tais avaliações, visto a escassez de recursos para tal finalidade, principalmente quando trata-se da problemática da autonomia discente como ator principal no processo de aprendizagem. A investigação buscou compreender, contextualizar, indicar os objetivos e as metodologias utilizadas no processo de planejamento, tais como: elaboração dos testes e aplicação em termos das matrizes de referência do SAEB e SPAECE, análise estatística e divulgação dos resultados do teste simulado. O método empregado partiu de um estudo bibliográfico sobre os sistemas de avaliação e produção de Itens; compreensão de como é medido a proficiência discente nos testes; verificação da escassez de ferramentas que pudessem atender ao que os sistemas de avaliação sugerem para prática dos alunos e, assim, propor uma nova ferramenta com intuito de disponibilizá-la aos estudantes. Nestes termos, tem-se como objetivo geral desenvolver uma ferramenta computacional como um aplicativo web de modo que possa ser acessado de qualquer lugar físico, através do navegador de internet de um computador pessoal ou smartphone. Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um aplicativo web denominado S3BIMat, que apresenta uma solução para o armazenamento de Itens de Matemática segundo as Matrizes de Referência do SAEB e SPAECE, e a partir de então a possibilidade de seleção, execução e correção de simulados de Matemática. Permite-se ainda que, durante a resolução dos Itens de um simulado, seja possível a exibição de dicas e, que os distratores, sejam acompanhados de uma justificativa ou comentário, além da possibilidade de acompanhar as resoluções disponíveis para cada um dos Itens propostos. Por fim, o usuário poderá ainda realizar um teste cognitivo no simulador para, através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), calcular seu nível e padrão de desempenho na escala SAEB embasados na sua verdadeira proficiência

8
  • JEFFERSON PEREIRA MASCARENHAS
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PREPARAÇÃO PARA OBMEP: ESTUDO DE CASO NO 4º COLEGIO DA POLÍCIA MILITAR MINISTRO JARBAS PASSARINHO

  • Data: 28/08/2023
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  • A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), desde 2005 tem se mostrado uma importante iniciativa para estimular o estudo da matemática entre os estudantes brasileiros. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da preparação dos alunos para essa competição, o presente trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental e com alunos do ensino médio da escola pública seletiva - 4º Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho da cidade de Sobral-CE. O método utilizado consistiu na resolução sistemática de questões de edições anteriores da competição, seguido de discussões em grupo sobre as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas. Para avaliar a eficácia do método, foram aplicadas avaliações diagnósticas iniciais e finais aos participantes, a fim de mensurar o grau de conhecimento prévio, bem como o aprendizado adquirido ao longo do programa. Os dados também acolheram um aumento no número de estudantes que obtiveram sucesso na competição em relação aos anos anteriores. Esses resultados sugerem que a resolução de problemas é uma estratégia eficaz para a preparação dos alunos para a OBMEP, proporcionando um aprendizado mais significativo e uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Além disso, ressaltam a importância de programas de preparação voltados para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, que podem contribuir para o sucesso dos alunos em competições matemáticas e, consequentemente, para a melhoria da educação matemática no país.

9
  • JOSÉ EDVAN DA SILVA FERREIRA
  • UM ESTUDO DAS PROGRESSOES ARITMÉTICAS, GEOMÉTRICAS E SUAS VARIAÇÕES

  • Data: 29/08/2023
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  • O objetivo deste trabalho É estudar as sequências conhecidas como Progressões Aritméticas e Geométricas de primeira e segunda ordens, construídas a partir de relações de recorrências de seus termos gerais, bem como suas propriedades e algumas aplicações na resolução de problemas. Além disso, realiza-se um estudo de suas variações denominadas aqui como Progressões Harmônicas de primeira e segunda ordens e as progressões mistas, construídas a partir do produto dos termos de uma Progressão Aritmética com uma Progressão Geométrica (Progressões Aritmético-Geométricas) e a partir da soma dos termos das Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas (Progressões Geométrico-Aritméticas). Por fim, é abordado a aplicabilidade dos conteúdos desta dissertação, em particular das Progressões Harmônicas e das Progressões Mistas, no Ensino Básico, para que possa melhorar a compreensão dos discentes nestes assuntos.

10
  • JOABE DOS SANTOS DAMASCENO
  • EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO JOGOS MATEMÁTICOS

  • Data: 25/09/2023
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  • Este trabalho tem como objetivo investigar se é razoável ministrar o assunto Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio de maneira satisfatória. Neste sentido, foram destacadas, da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas habilidades do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que possuem uma relação com as equações em questão e, desta forma, foi verificado que os alunos do Ensino Médio tiveram acesso aos principais pré-requisitos para estudar as Equações Diofantinas Lineares como, por exemplo, divisão euclidiana e máximo divisor comum. No decorrer do trabalho, apresentamos, também, a Teoria Elementar dos Números e em seguida, abordamos aspectos matemáticos e históricos sobre as Equações Diofantinas Lineares. Amparados pela metodologia de pesquisa conhecida como Engenharia Didática e pela Metodologia Ativa da Gamificação chegamos a outro objetivo da pesquisa que foi elaborar uma sequência didática sobre as Equações Diofantinas Lineares para alunos do Ensino Médio, utilizando jogos de tabuleiro. Uma vez elaborada a sequência didática e confeccionados os jogos, foram selecionados dois grupos de alunos da EEMTI Adahil Barreto Cavalcante, formados por alunos do 1o ano e 3o ano do Ensino Médio. Após a aplicação das etapas da sequência conclui-se que os estudantes foram instigados, ainda que de maneira superficial, a conhecerem detalhes sobre as Equações Diofantinas Lineares e algumas de suas aplicações no cotidiano. Além disso, percebeu-se que é possível abordar este assunto no Ensino Médio, mas que devem ser consideradas restrições como escolher preferencialmente turmas que tenham matemática em seu itinerário formativo.

11
  • JEFFERSON TORRES MACHADO
  • A METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA ABORDAGEM DA GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

     

  • Data: 29/09/2023
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  • A geometria é relevante para a compreensão das propriedades dimensionais da realidade e produção de um cenário mais favorável à existência humana por permitir que os sujeitos atuem de modo crítico sobre o mundo. No entanto, alguns desafios têm se apresentado no cenário escolar, prejudicando que estudantes e professores desempenhem uma relação favorável à aquisição desse conhecimento. Assim, o presente estudo buscou analisar a Sequência Fedathi como alternativa metodológica para o ensino de Geometria Plana na 1a série do ensino médio a partir das concepções da didática da matemática e pesquisa ação de viés qualitativo. Dito isso, foram aplicados questionários compostos de perguntas abertas e realizadas sessões didáticas fundamentadas pela Sequência Fedathi para responder como essa metodologia pode contribuir para a aprendizagem em geometria. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de mudanças no modo de ensino predominante nas escolas, o método convencional, dado que não tem respondido às exigências por aulas dinâmicas e interativas nas quais os estudantes elaboram o pensamento lógico-dedutivo sem se limitarem ao uso de fórmulas memorizadas para solucionarem os problemas. Observou-se também que a Sequência Fedathi, experimentada nessa pesquisa, produziu o estímulo postulado pelos estudantes com a inserção de elementos importantes para a aprendizagem, como o contraexemplo e o acordo didático. Nessa perspectiva, os professores agem como mediadores do processo formativo, enquanto os aprendizes atuam de forma autônoma e são protagonistas da própria formação. Por fim, fundado nas reflexões oriundas dessa investigação, conclui-se que a Sequência Fedathi é uma proposta formativa significativa para a obtenção de melhores resultados no ensino de geometria plana quando comparados com a metodologia convencional, pois os princípios basilares da metodologia Fedathi mostraram-se eficientes para o ensino de geometria plana.

12
  • NAIARA HOLANDA FALCÃO
  • A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA ELETIVA

  • Data: 23/11/2023
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  • Diante das dificuldades e falta de informações enfrentadas pelos alunos da escola pública, sobre a temática de educação financeira, visto que durante as aulas de matemática quando abordava esse assunto os alunos não tinham nenhum conhecimento e ainda havia preconceito quanto a falar sobre dinheiro, quanto ganha ou até mesmo de investimentos e aposentadoria, pois essa temática nunca foi abordada durante toda sua vida estudantil bem como em casa. Portanto percebendo esse contexto, esse trabalho aborda essa temática. Com o objetivo de aprofundar aprendizagens relacionadas com as Competências Gerais da BNCC e as áreas de conhecimento, consolidar a formação integral dos alunos, contribuir com a realização de seus projetos de vida, criar oportunidades para os alunos vivenciarem experiências que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica formativa, crítica e descritiva a respeito da criação de uma eletiva do novo ensino médio. Mostramos a criação de uma eletiva a ser aplicada na 1ª série do ensino médio, trazendo embasamentos teóricos das aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver, competências e habilidades, quais os objetivos de aprendizagem da eletiva e a organização da eletiva a partir dos eixos estruturantes do novo ensino médio. Com sugestões de conteúdos e atividades a serem trabalhadas com a finalidade de incentivar os alunos, possibilitar que eles realizem suas construções de conhecimento dando mais significado aos assuntos estudados, bem como relacionar os temas ao seu cotidiano. Buscou-se apresentar uma sequência metodológica de conteúdos voltados para a Educação Financeira e como ela pode impactar a vida de alunos, através da participação em uma disciplina ELETIVA do novo ensino médio, ou seja, mostrar que o estudo aplicado da Educação Financeira tem diversas finalidades que contribuem para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade como um todo.

2022
Dissertações
1
  • FÁBIO SAMPAIO MARIANO
  • GRUPOS DE ISOMETRIAS NO PLANO EUCLIDIANO E SUAS APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

  • Data: 04/11/2022
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  • O objetivo deste trabalho é mostrar as isometrias no plano euclidiano, e que algumas delas formam grupo, e como podemos analisar e ensinar, na educação básica, através da transposição didática esses conceitos matemáticos, pois a teoria moderna de grupos não é ensinada a nível médio e as isometrias mal são abordadas e/ou são apenas estudadas de forma superficial. Definiremos grupos e subgrupos, conheceremos as isometrias no plano euclidiano, a saber, Reflexão, Translação, Rotação e Reflexão com Deslizamento. Também verificaremos quais delas são grupos, abordaremos o conceito de transposição didática, e por fim, traremos questões que abordam as isometrias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para obter tais resultados fizemos um estudo geométrico das isometrias, e também analisamos problemas do ENEM e da OBMEP que abordam o conteúdo.

2021
Dissertações
1
  • RODRIGO GOMES MONTENEGRO
  • Uso do espaço escolar para o ensino de Geometria.

  • Data: 27/01/2021
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  • A Geometria é parte integrante nos currículos escolares e de aplicação prática no nosso cotidiano. O domínio desse conteúdo deve ser estimulado pelos professores através de pesquisas de fatos históricos acerca da geometria e suas aplicações em diversas áreas de conhecimento ou do dia-a-dia e na resolução de problemas, que envolvem cálculos e medidas. O presente trabalho busca mostrar como uma metodologia alternativa pode colaborar de maneira positiva com ensino aprendizagem dos alunos do 2º ano da EEM Anastácio Alves Braga no município de Itapipoca-CE. Nesse contexto, o trabalho aborda tópicos de geometria utilizando alguns objetos concretos e os espaços físicos no ambiente da escola através de observações e medições de áreas. Também aborda-se a preocupação do docente em experimentar alternativas de ensino que permitam estimular a aprendizagem da Geometria por meio de estratégias, objetivando promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos geométricos, favorecendo uma contextualização e significação das mesmas de maneira a facilitar a aprendizagem dos discentes. Com isso espera-se o despertar do interesse nos alunos pelo conhecimento geométrico, além de desenvolver e melhorar habilidades matemáticas relacionadas a situações do dia-a-dia. Verificou-se que, de fato, uma aula ativa, que utiliza exemplos do cotidiano, muda a forma de como o aluno passa a perceber a geometria.
2
  • MARCOS PAULO BARROS LOPES
  • Simetrias e transformações isométricas nas resoluções de problemas

  • Data: 29/01/2021
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  • O principal objetivo deste estudo é uma melhor e maior compreensão da Geometria Euclidiana Plana e Espacial para buscar interpretações mais simplórias e apenas visuais das simetrias e transformações isométricas e aplicá-las nas demonstrações de teoremas, resoluções de problemas e nas metodologias pedagógicas dos Ensinos Básico e Superior, facilitando, assim, o processo de ensino e aprendizagem. O estudo é feito sob uma visão holística da simetria e transformações isométricas nas artes, na beleza, na música, na Álgebra, na Geometria e na abordagem de questões de Olímpiadas, de vestibulares em geral, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também em questões do Exame Nacional de Qualificação (ENQ) ligado ao PROFMAT. Aborda-se, na medida do possível, não só as simetrias e as transformações isométricas com e sem as formalidades usuais tanto da Álgebra quanto da Geometria, mas também como uma ferramenta de aprendizagem que pode encantar os alunos.

3
  • RODRIGO MALAN LOUREIRO LIMA
  • O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE PRISMAS: UM REFERENCIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

  • Data: 24/03/2021
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  • O ensino da Geometria preconiza o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a compreensão e interpretação de aspectos espaciais do mundo físico, da elaboração do pensamento lógico, da capacidade de ler e representar conceitos matemáticos, bem como auxiliar na interdisciplinaridade com outras disciplinas. Desse modo a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC' s) na educação têm trazido benefícios para o Ensino de Geometria, tais como a possibilidade de aproximar educadores e educandos, assim como o de torná-los protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A Realidade Aumentada (RA), um recurso do software Geogebra, visa colocar o usuário em interação com objetos virtuais sobrepostos a uma realidade real, como se ambos fossem uma coisa só. Sendo assim, a RA é apresentada como uma possibilidade de intervenção atual, ousada e eficaz no ensino Prismas, um objeto de conhecimento da Geometria. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um referencial didático para o ensino de Geometria no Ensino Médio, por meio da utilização da RA como recurso do software Geogebra. Dessa forma espera-se que a utilização de tecnologias no ensino de Matemática contribua para promover uma postura mais ativa do aluno e uma melhor aprendizagem. Embora haja muitas e boas produções que explorem o tema das TDIC´s no ensino da Matemática, a pesquisa se deparou com um referencial teórico-prático escasso, o que evidencia sua relevância para a área.

4
  • JOSÉ MARIO FURTADO DE OLIVEIRA
  • GEOGEBRA: LEVANTAMENTO E REFLEXÕES SOBRE O USO DO SOFTWARE POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALGUMAS MACRORREGIÕES DO ESTADO DO CEARÁ

  • Data: 29/03/2021
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  • O trabalho é uma pesquisa desenvolvida com docentes de matemática que atuam em escolas de educação básica, públicas e privadas, da capital e do interior do estado do Ceará. O objetivo geral é o levantamento, investigação e reflexão acerca do uso do software educacional GeoGebra como ferramenta de apoio nas aulas de matemática das séries de ensino fundamental anos finais e ensino médio entre professores do estado do Ceará. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira etapa é a construção de um questionário contendo perguntas que ajudem a traçar um perfil do professor que está participando da pesquisa, com perguntas envolvendo faixa etária, segmento em que trabalha, tipo de escola (pública ou privada), tempo de magistério e envolvimento com softwares educacionais. A segunda etapa do questionário aprofunda mais em questões relacionadas ao uso do GeoGebra em sala de aula, formas de utilização, os benefícios de ter o programa como ferramenta de auxílio nas aulas de matemática e as dificuldades encontradas para se trabalhar com o mesmo. Esse trabalho apresentará resultados, dentre eles veremos que os professores acreditam que deveria existir um componente curricular específico de utilização do GeoGebra nas grades curriculares das licenciaturas em matemática, e reflexões a partir da relação que os professores participantes da pesquisa têm com o software GeoGebra e de suas respostas às questões levantadas no questionário.

5
  • PAULO RICARDO GONÇALVES PEREIRA
  • ENSINO DE FUNÇÕES A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROPOSTAS NA BASE NACIONAL COMUM
    CURRICULAR: UMA APLICAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO ENEM E DIVERSOS

  • Data: 21/07/2021
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  • O presente trabalho trata do estudo de funções para resolução de problemas, mais especificamente  sobre Funções Afins, Quadráticas, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de exames diversos de matemática, como olimpíadas e vestibulares. É realizado um estudo sobre as competências e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na resolução de problemas de matemática. A cada resolução, é feito um comentário sobre a solução do problema. Além disso, é dada uma pequena explanação sobre o uso de software livre Geogebra, nas aulas de matemática.

6
  • JOSÉ RENATO ALVES DE FREITAS
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ DA BNCC: UMA CONSTRUÇÃO AFETIVA, PEDAGÓGICA E PRÁTICA PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Data: 03/09/2021
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  • O presente trabalho tem o intuito de apresentar propostas e aplicações pedagógicas à luz da BNCC, nas duas esferas de ensino, pública e particular, sendo desenvolvida a partir da relação professor e aluno, na construção da afetividade necessária para que haja o interesse e entusiasmo em aprender o que será proposto, bem como a compreensão da estrutura de formação e consolidação do conhecimento a partir da taxonomia de Bloom, com o suporte do livro desenvolvido pela OECD na perspectiva da matemática, da filosofia da sala de aula invertida a partir de Jonathan Bergmann e do projeto intitulado como anjo e protegido que visa o âmbito social e protagonista dos alunos. Concluindo com a explanação de alguns tópicos dos anos finais, a saber: fração, equação do 2º grau, círculo e construção de maquete, com o olhar sensível ao maior protagonismo do aluno e um maior significado prático e lógico do conteúdo. Finalmente, são propostas questões do ENEM que estão relacionadas aos conteúdos trabalhados.

7
  • DENNIS FREITAS LIMA
  • EQUAÇÕES DIOFANTINAS E APLICAÇÕES

  • Data: 17/12/2021
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  • O presente trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre as equações diofantinas lineares e quadráticas, as quais possibilitam a resolução de várias situações-problema do cotidiano, além de proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico e de revisar conceitos matemáticos já ensinados na escola. Este tema se estrutura principalmente em conteúdos pertencentes ao Ensino Fundamental e, portanto, de acesso fácil e completo aos educandos do Ensino Médio, o que justifica seu ensino e o transforma em uma ferramenta contextualizadora e interdisciplinar. Também é mostrado, a aplicação e a importância destas equações nos conjuntos dos números racionais e irracionais, o que possibilita uma melhor compreensão dos números reais comensuráveis, e um novo conceito de máximo divisor comum, denominado máximo divisor comum generalizado, expandindo, com isto, o leque das resoluções de problemas solucionados por estas equações, oferecendo um suporte maior para compreensão dos assuntos associados. A criação, a modelagem e a resolução de diversas situações-problema com aplicação da teoria pesquisada mostra a relevância deste trabalho. Observa-se portanto que é possível e bastante razoável o ensino das equações diofantinas no Ensino Médio, evitando logicamente o rigor matemático e o excesso de formalismos desnecessários neste nível de Ensino, desde que suas aplicações sejam adaptadas ao nível dos educandos, pois elas estabelecem conexões com alguns conteúdos do Ensino Básico, tais como: divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, equações do primeiro e do segundo graus, função polinomial do primeiro grau, progressão aritmética, geometria plana e analítica, entre outros.

8
  • SALUSTRIANO HELDER DOS SANTOS CAVALCANTE
  • Revisitando o Problema Isoperimétrico para Triângulos

  • Data: 17/12/2021
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  • Nesta dissertação, revisitamos a desigualdade isoperimétrica para triângulos, que fornece uma relação de desigualdade envolvendo área e perímetro de um triângulo, bem como o problema isoperimétrico para triângulos, cuja solução garante que o triângulo equilátero ´e o triângulo de maior área, dentre todos os triângulos com um mesmo perímetro fixado. Inspirado na desigualdade isoperimétrica, estudamos em que condições dois números reais positivos correspondem exatamente a área e perímetro de um triângulo. Para além disso, mostraremos como obter triângulos a partir da sua área e do seu perímetro, concluindo que a partir de qualquer triângulo não-equilátero, podemos encontrar infinitos triângulos não-semelhantes a este e que possuem mesma área e perímetro do triângulo inicial.

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  • SILVIO CESAR TEIXEIRA DE VASCONCELOS
  • O PROBLEMA DA CONTAGEM DE FACES LATERAIS DA JUSTAPOSIÇÃO DE DOIS SÓLIDOS REGULARES: NOVAS ABORDAGENS E RESULTADOS

  • Data: 17/12/2021
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  • Os conceitos matemáticos, através da manipulação e visualização de objetos, tomando como base o processo dedutivo, foram vivenciadas várias descobertas ao longo da História da Matemática. Neste trabalho, POLIEDROS: IMAGINAÇÃO E DESCOBERTAS, vamos apresentar uma história recente sobre um simples problema de Geometria Espacial, mais precisamente sobre dois poliedros regulares, que obteve uma grande repercussão, sendo página de um famoso jornal. O fato ocorreu quando uma organização de testes e avaliações cometeu erros de elaboração e correção de uma de suas questões, mas isso, não passou desapercebido por um de seus candidatos, um aluno de ensino médio. Ele percebeu, através da visualização geométrica espacial, que a questão teria uma outra resposta, diferente da àquela dada pela organização. Na História da Matemática, não existe uma definição única para poliedros convexos, então se aplica mais de uma resposta para o problema. Pegando um número maior desses poliedros regulares, com muita imaginação e visualização, podemos construir outros poliedros regulares e descobrir algumas aplicações.

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  • WIRLAN CHAGAS DA SILVA
  • A CRIPTOGRAFIA E SEU DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO

  • Data: 21/12/2021
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  • Este trabalho apresenta alguns tópicos de teoria dos números como os princípios da boa
    ordem e da indução direta, divisibilidade, máximo divisor comum, números primos, fatoração
    de inteiros e aritmética modular que será muito usada nos cálculos para encriptar e decriptar
    uma mensagem com os criptossistemas mais modernos. Além disso, pode-se encontrar algumas
    estruturas algébricas e uma apresentação concisa sobre curvas elípticas. O objetivo é criar um
    material bibliográfico para despertar interesse dos alunos da educação básica para a
    Matemática através de sua aplicação. Para isso, o trabalho aborda um pouco da história da
    utilização da criptografia ao apresentar algumas cifras utilizadas ao longo do tempo como a
    cifra de César, a de Vigenère e a utilização da Enigma pelos alemães durante a segunda guerra
    mundial. O problema do logaritmo discreto bem como o problema de fatoração de inteiros que
    são, respectivamente, os motivos da segurança da criptografia RSA e da criptografia por curvas
    elípticas também são apresentados no trabalho, bem como a matemática utilizada nelas. Alguns
    exemplos da utilização dos sistemas criptográficos e algoritmos de assinatura digital também
    são apresentados afim de integrar a Matemática à realidade por meio de sua aplicação.

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  • FÁBIO CÉZAR SILVEIRA DE CASTRO
  •  Um Método Alternativo para Resolução de Equações do Terceiro Grau

  • Data: 22/12/2021
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  • A presente dissertação tem como objetivo central o estudo de métodos para a resolução de equações polinomiais do terceiro grau (ou simplesmente, equações do terceiro grau), e com tal intuito, são apresentados conceitos relativos a números complexos e alguns de seus resultados iniciais necessários para a dedução posterior dos métodos, juntamente com exposição da teoria básica de polinômios para o mesmo fim. Dessa maneira, torna-se possível demonstrar a fórmula de Cardano-Tartaglia a fim de descobrir raízes de polinômios e equações do terceiro grau para, logo após, apontamos a fórmula obtida por Pereira e Silva Filho (2019), o qual auxilia bastante na simplificação do encontro das outras raízes a partir de uma terceira raiz conhecida. Por fim, será deduzida uma fórmula fechada que nos permite propor um método alternativo para encontrar raízes de polinômios e equações do terceiro grau, podendo ser utilizado em equações e polinômios do terceiro grau que possuem no máximo duas raízes reais distintas, de forma menos trabalhosa, quando comparado com a aplicação da fórmula de Cardano-Tartaglia.

2020
Dissertações
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  • ADAIL BOA DE FREITAS FILHO
  • PROBABILIDADE: UMA PROPOSTA A LUZ DA BNCC.

  • Data: 07/08/2020
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  • A construção e posterior homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação básica no Brasil, estabeleceu algumas mudanças no ensino de Matemática. Dentre essas mudanças, destacamos o estudo de probabilidade, que passa a ser abordado ao longo de todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Diante de uma mudança significativa como essa, esse trabalho busca apresentar aos professores de matemática um breve panorama da BNCC, destacando as principais mudanças para o ensino de Matemática, principalmente no que diz respeito a abordagem de probabilidade, levando o professor a compreender de que forma esse tema pode ser abordado em cada uma das etapas de ensino, de forma a se adequar à proposta do documento. Desse modo, o trabalho apresenta sugestões de atividades relacionadas ao tema probabilidade, seguidas de comentários sobre o desenvolvimento dessas atividades e como elas contribuem para o desenvolvimento das habilidades estabelecidas pelo documento.

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  • KELMA GOMES DE MELO
  • A Função Gama como Extensão da Função Fatorial e Aplicações

  • Data: 28/08/2020
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  • A função Gama (Γ) é uma das funções mais importantes na matemática, estudos nos mostram que ainda se tem poucos trabalhos sobre esse tema, nos levando a mais motivações para escrever e apresentar resultados. Pesquisando foi possivel concluir que a função Gama é essencial em vários trabalhos matemáticos, nos levando a concluir que se Euler não tivesse apresentado seus resultados, e outros matemáticos não tivessem dado continuidade, teria tornado a vida de muitos matemáticos bem difícil. A função Gama é conhecida pela extensão da função fatorial sendo apresentada como uma integral ou como produtório, dependendo da adequação. As pessoas que tem um conhecimento mínimo da função fatorial só consegue resolver problemas quando se está nos conjuntos dos números naturais, o estudo nos permitirá estender um pouco essa concepção levando em conta que a função Gama pode ser relacionada ao fatorial dentro do conjunto dos reais a menos de {0,-1,-2,-3, ...}. Portanto a função Gama surge da necessidade de encontrar uma representação para a função fatorial que funcione não apenas com os naturais, mas sim em intervalos nos reais. Ao longo do texto você perceberá que as aplicações da função Gama são muitas, tanto no campo da pesquisa matemática em si, quanto em áreas afins. A ideia da dissertação é explorar a função em questão, mostrando, suas principais aplicações, fazendo demonstrações não encontradas com facilidade, mostrar possíveis aplicações na educação básica e propor alguns trabalhos que podem ser desenvolvidos de forma mais simples, levando o leitor e aos estudiosos a abrangerem seus estudos sobre a extensão do fatorial, e contribuindo assim para facilitar as soluções de estudo que envolvam este tema.

     

     

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  • FRANCISCO OTACILIO SILVA ASSIS
  • TERNOS PITAGÓRICOS E QUASE PITAGÓRICOS

  • Data: 30/09/2020
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  • Neste trabalho, temos como finalidade realizar um estudo relacionado às soluções com coordenadas naturais de equações do tipo x2=y2+z2-2ryz com r racional pertencente ao intervalo (-1,1) designadas por ternos quase pitagóricos. Essa equação aparece, por exemplo, aplicando a lei dos cossenos a um triângulo que possui x, y e z como medidas de seus lados e r como cosseno do ângulo interno oposto ao lado de comprimento x. Faremos a apresentação de expressões que fornecem números naturais que satisfazem tal equação, mostrando assim, que a partir de um ângulo convexo com cosseno racional, podemos sempre construir triângulos, cujos lados possuem medidas inteiras. Por fim, faremos uma análise sobre o estudo dos ternos quase pitagóricos, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular, buscando identificar de que forma este assunto poderá contribuir com o estudo da Matemática no ensino básico.

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  • JOSE EVERARDO GOMES DOS SANTOS
  • A Utilização da Técnica de Origamis (Dobraduras) como Estratégia Facilitadora para a Aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental

  • Data: 13/10/2020
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  • O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciadas aulas de 7º, 8º e 9º anos, aplicadas principalmente em aulas de laboratório de matemática como prática de ludicidade. As atividades tiveram como objetivo principal construir os pontos notáveis do triângulo (incentro, circuncentro, baricentro, ortocentro e suas propriedades), construção de alguns polígonos: quadrado, triângulo equilátero, hexágono regular, pentágono regular, octógono regular, por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana. Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos. Observou se, também, que alunos que não tiveram interesse pelas aulas tradicionais, se integram mais e tiverem uma participação empolgada. Observou se uma maior interação como grupo, e acabaram os desentendimentos em sala.

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  • FRANCISCO CEZAR DA COSTA
  • PROBLEMAS DE MÁXIMOS E MÍNIMOS: APLICAÇÕES DO ENSINO MÉDIO AO SUPERIOR

  • Data: 07/12/2020
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  • Ao longo do desenvolvimento do processo histórico da humanidade, em muitas situações o homem tem sido atraído por problemas de otimização sempre com o objetivo de encontrar um resultado ótimo, ou seja, o melhor resultado empregando recursos mínimos. De acordo com certos critérios pré-estabelecidos, os problemas de máximos e mínimos são modelados com ferramentas pertencentes ao campo da Matemática. Elaborado a partir de revisão sistemática e aprofundada da literatura e com ênfase em Matemática, o presente trabalho, de pesquisa bibliográfica, pretende mostrar, de forma suscinta, o desenvolvimento de algumas ideias matemáticas sobre problemas de máximos e mínimos. Começando pelos fundamentos conceituais da função quadrática, passando pelas derivadas com as técnicas de obtenção de máximos e mínimos, finalizamos a parte teórica expondo princípios de Cálculo Variacional, com destaque para equação de Euler, com e sem restrições ou vínculos, que generalizam os problemas de otimização. Como forma de aplicação das ideias de máximos e mínimos, apresentamos problemas e propostas de soluções. Iniciamos com situaçõesproblemas inerentes ao ensino médio sobre função quadrática presentes em livros didáticos, bem como em exames externos como vestibulares regionais e ENEM. Na sequência, apresentamos problemas utilizando como técnicas as derivadas, especialmente recorrendo às técnicas para obtenções de máximos e mínimos. Finalmente, utilizamos a equação de Euler, com e sem vínculos, para resolução de problemas clássicos do Cálculo Variacional, dentre eles o caminho mínimo entre dois pontos, o problema histórico da braquistócrona e o problema isoperimétrico da lenda de Dido.

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