Banca de DEFESA: RODRIGO GOMES MONTENEGRO

DISCENTE: RODRIGO GOMES MONTENEGRO
DATA: 27/01/2021
LOCAL: https://meet.google.com/qzh-tesc-tkt

Uso do espaço escolar para o ensino de Geometria.

Geometria. Matemática contextualizada. Espaço físico escolar. Material concreto.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
A Geometria é parte integrante nos currículos escolares e de aplicação prática no nosso cotidiano. O domínio desse conteúdo deve ser estimulado pelos professores através de pesquisas de fatos históricos acerca da geometria e suas aplicações em diversas áreas de conhecimento ou do dia-a-dia e na resolução de problemas, que envolvem cálculos e medidas. O presente trabalho busca mostrar como uma metodologia alternativa pode colaborar de maneira positiva com ensino aprendizagem dos alunos do 2º ano da EEM Anastácio Alves Braga no município de Itapipoca-CE. Nesse contexto, o trabalho aborda tópicos de geometria utilizando objetos concretos e os espaços físicos no ambiente da escola através de observações e medições de áreas. Também aborda-se a preocupação do docente em experimentar alternativas de ensino que permitam estimular a aprendizagem da Geometria por meio de estratégias, objetivando promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos geométricos, favorecendo uma contextualização e significação das mesmas de maneira a facilitar a aprendizagem dos discentes. Com isso espera-se o despertar do interesse nos alunos pelo conhecimento geométrico, além de desenvolver e melhorar habilidades matemáticas relacionadas a situações do dia-a-dia. Verificou-se que, de fato, uma aula ativa, que utiliza exemplos do cotidiano, muda a forma de como o aluno passa a perceber a geometria.

Externo à Instituição - ALEX SANDRO LOPES SANTOS - UFPI
Interno - 3087264 - AMANDA ANGELICA FELTRIN NUNES
Presidente - 2228211 - RAFAEL JORGE PONTES DIOGENES
Notícia cadastrada em: 18/01/2021 20:34