Banca de DEFESA: DAVID DOS SANTOS DA COSTA

DISCENTE: DAVID DOS SANTOS DA COSTA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Sala 206, Bloco 3, Palmares.

S3BIMAT: APLICATIVO WEB COMO INSTRUMENTO SIMULADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE EM AVALIAÇÕES EXTERNAS (SAEB/SPAECE) COM FOCO EM MATEMÁTICA

SAEB. SPAECE. Matemática. Aplicativo web S3BIMat.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Na última década muitas mudanças e investimentos na educação tem sidos realizados mediante as informações obtidas a partir de avaliações externas. Por outro lado, as escolas tem buscado fazer a sua parte, para que seus alunos tenham bons resultados nestas avaliações. Isto inclui planejar suas ações, criar estratégias de incentivo, buscar novas metodologias de ensino e aprendizagem, ferramentas tecnológicas como o uso de computadores, tablets e smartphones com soluções digitais em jogos, aplicativos e plataformas na internet. Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de apresentar um Aplicativo Web como instrumento simulador no processo de formação discente para avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), com foco em matemática. Deste modo, a ferramenta busca cobrir uma lacuna na etapa de preparação para tais avaliações, visto a escassez de recursos para tal finalidade, principalmente quando trata-se da problemática da autonomia discente como ator principal no processo de aprendizagem. A investigação buscou compreender, contextualizar, indicar os objetivos e as metodologias utilizadas no processo de planejamento, tais como: elaboração dos testes e aplicação em termos das matrizes de referência do SAEB e SPAECE, análise estatística e divulgação dos resultados do teste simulado. O Método empregado partiu de um estudo bibliográfico sobre os sistemas de avaliação e produção de Itens; compreensão de como é medido a proficiência discente nos testes; verificação da escassez de ferramentas que pudessem atender ao que os sistemas de avaliação sugerem para prática dos alunos e, assim, propor uma nova ferramenta com intuito de disponibilizá-la aos estudantes. Nestes termos, tem-se como objetivo geral desenvolver uma ferramenta computacional como um aplicativo web de modo que possa ser acessado de qualquer lugar físico, através do navegador de internet de um computador pessoal ou smartphone. Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um aplicativo web denominado S3BIMat, que apresenta uma solução para o armazenamento de Itens de Matemática segundo as Matrizes de Referência do SAEB e SPAECE, e a partir de então a possibilidade de seleção, execução e correção de simulados de Matemática. Permite-se ainda que, durante a resolução dos Itens de um simulado, seja possível a exibição de dicas e, que os distratores, sejam acompanhados de uma justificativa ou comentário, além da possibilidade de acompanhar as resoluções disponíveis para cada um dos Itens propostos. Por fim, o usuário poderá ainda realizar um teste cognitivo no simulador para, através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), calcular seu nível e padrão de desempenho na escala SAEB embasados na sua verdadeira proficiência.

Presidente - 1518608 - ANTONIO ALISSON PESSOA GUIMARAES
Interno - 3087264 - AMANDA ANGELICA FELTRIN NUNES